quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Filhos da Democracia



O Cinejornal Especial "Filhos da Democracia", lançado no 51º Congresso da UNE e realizado pela TV CUCA já obteve cerca de 7500 acessos na internet.

Filhos da Democracia retrata a história recente do movimento estudantil e apresenta um panorama atual das lutas sociais que efervesceram o país nos últimos dois anos.

Muitos são os temas contidos no CUCA Cinejornal Especial. Sob compassos musicais que se alteram de acordo com a intensidade de cada tema e de cada momento, as cenas retratam a grande expedição da UNE na sua caravana pelos 27 estados do país, e por 41 universidades, discutindo educação, cultura e saúde, a Culturata da 6ª Bienal, em Salvador, as jornadas de lutas da UNE e da UBES que moblizaram milhares de pessoas em todo o país, como no Rio e em São Paulo, a Conferência Nacional de Juventude, o Fórum Social Mundial, o Cortejo dos Pontos de Cultura, reunidos na TEIA 2009, em Brasília, o ato de lançamento do projeto da nova sede, no Rio e o encontro de estudantes bolsistas do ProUni.

O Brasil em debate
Nesta edição, a TV CUCA realçou alguns dos temas mais importantes em pauta no Brasil, como o direito à cultura e sua regulamentação. A luta pela garantia da meia entrada para o estudante e sua resistência aos setores ligados à grande indústria cultural, que defendem o estabelecimento de cotas que reduzem e limitam em 40% a disponibilidade de ingressos para os portadores deste direito, mereceram destaque.

O direito à educação foi um tema muito defendido pela UNE nos últimos dois anos e é assunto em Filhos da Democracia. A organização dos estudantes do ProUni e a defesa da reestruturação e expansão da universidade pública é, ao mesmo tempo, um marco vitorioso do movimento estudantil e um fator de polêmica. Debatendo a universidade dentro e fora dela, a UNE encerrou sua gestão no 51º Congresso em clima de dever cumprido. Neste Cinejornal, a ex-presidente da UNE, Lúcia Stumpf, fala da importante vitória obtida na discussão da Reforma Universitária, com a formulação do projeto que tornou matéria principal em discussão no Congresso Nacional sobre a Reforma do Ensino Superior.

Participação
O recorte principal do CUCA Cinejornal Especial "Filhos da Democracia" diz respeito à participação. Ela está contida tanto nas cenas que relatam momentos mais recentes e de forma muito marcante como na participação de indígenas nos encontros que discutem temas de importância nacional, como também aparece em cenas de décadas atrás, que mostram a clandestina UNE resistindo à ditadura e as assembleias que reuniam mais de cem mil trabalhadores nos movimentos grevistas do ABC, liderados por Lula.

Direito à comunicação
A TV CUCA realizou o Cinejornal "Filhos da Democracia" porque acredita que a história deve ser contada sobretudo pelos seus autênticos personagens. Nossa luta também é pelo direito à comunicação. No Brasil de hoje, ainda vivemos sob forte controle de setores antigos e conservadores que, na contramão do progresso democrático do país, negam o direito à informação, utilizam suas poderosas ferramentas de comunicação de massa para difundir o alarmismo em torno dos graves problemas sociais, escandalizar as institiuições políticas, criminalizar os movimentos sociais e esconder seus famigerados interesses, que as fazem enxergar nos veículos democráticos, apenas o que carregam em si mesmo.

Acovardados diante do desafio de enfrentar amplos setotes sociais na Conferência Nacional de Comunicação, os barões da grande mídia, insatisfeitos com o nefasto boicote anunciado à Conferência de Comunicação, resolveram se solidarizar aos golpistas midiáticos da Venezuela. Tratam do problema da Venezuela como se não tivessem problema para resolver no Brasil. Saibam os barões que o problema da mídia golpista da Venezuela, é dos venezuelanos, e que as duas derrotas do setor midiático da Venezuela demonstrou que sob comando dos nossos vizinhos esse problema está em boas mãos.

A batalha que está em curso no Brasil exige ampla união das forças democráticas do país em torno da democratização dos meios de comunicação. A realização da Conferência Nacional de Comunicação é uma necessidade presente para o aprofundamento das mudanças sociais, econômicas e culturais que o povo brasileiro reivindica.






A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: