segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Professores da Unimontes voltam às aulas mas continuam a luta por melhores salários


Os professores retornaram hoje às aulas na Unimontes. Leiam abaixo a nota de esclarecimento da Adunimontes (Associação dos Docentes da Unimontes):


CARTA DE ESCLARECIMENTO


O Governo do Estado de Minas Gerais, contrariamente às reivindicações dos professores da UNIMONTES e da UEMG, propõe GRATIFICAÇÃO não incorporável ao salário que não atinge a todas as categorias de professores. Isso compromete seriamente o princípio de solidariedade da classe na construção de uma Carreira Única e de um salário justo que dignifique a categoria. É preciso deixar claro que o Estado busca implantar uma profunda reformulação na política de recursos humanos ao vincular parcela importante da remuneração dos professores ao desempenho individual no cumprimento de um sistema de metas fixadas unilateralmente.

Essa política que, no caso dos docentes da UNIMONTES, afeta diretamente, entre outras coisas, a qualidade do ensino, representa ainda grande injustiça aos aposentados e pensionistas que construíram essa Universidade, além de ignorar os professores designados. Nossa contraproposta a essa GRATIFICAÇÃO visa a reparar os danos causados não só aos salários dos professores — há mais de dez anos os vencimentos dos professores não são reajustados —, como também suas possibilidades de crescimento na carreira, perpetrados pelo próprio governo atual através de Leis Complementares, como a LC 100, e Decretos, como o 44.306/2006, que têm sido utilizados como pretexto para indeferir os pleitos de promoção automática por escolaridade e os benefícios resultantes dela garantidos por lei.

A paralisação das atividades da UNIMONTES por mais de 80% do corpo docente evidencia o esgotamento da capacidade dos professores de trabalharem sob condições indignas impostas pelo governo estadual. Os professores vêm se desdobrando em esforços sobre-humanos para garantir a qualidade do ensino em um ambiente de total desestímulo e com uma infra-estrutura obsoleta.

Nós, os docentes da UNIMONTES, decidimos suspender temporariamente a paralisação iniciada no dia 1 de setembro. E resolvemos:

1. Retornar na segunda-feira, dia 8 de setembro, às atividades letivas, com o intuito de mobilizar mais professores, buscar a adesão do corpo discente e dos servidores técnico-administrativos;

2. Marcar nova reunião com a SEPLAG a partir do envio da contraproposta produzida, juntamente com a reitora e com os professores da UEMG, aprovada em assembléia do dia 5 de setembro;

3. Realizar uma nova assembléia no dia 12 de setembro, sexta-feira, com o objetivo de votar o INDICATIVO DE GREVE aprovado em assembléia do dia 5 de setembro e traçar estratégias de ação.

Aproveitamos para agradecer o apoio e a participação de alunos, entidades sindicais, imprensa e a população, de um modo geral, pelas manifestações de solidariedade ao nosso movimento.

FIQUE ATENTO E CONTINUE PARTICIPANDO!


Montes Claros, 05 de setembro de 2008.


ADUNIMONTES

A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: