terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ainda dá tempo de dar boas risadas


GRUPO ARTE LEVA 3000 PESSOAS AO TEATRO E PRORROGA A TEMPORADA DE "DEUS É AMOR....MAS, TAMBÉM, É HUMOR!"

E Deus disse: “Faça-se o riso” e o Grupo Arte, então, montou o espetáculo teatral "DEUS É AMOR...MAS, TAMBÉM, É HUMOR!". O público, pelo visto, aprovou a criação: lotou o auditório do Colégio Marista São José, deu muitas gargalhadas e aplaudiu a montagem, que já foi assistida por mais de três mil pessoas, durante as 16 apresentações da peça, entre os dias 21 de agosto e 14 de setembro.

A peça, escrita e dirigida por Cláudio Prates, fez grande sucesso na 7ª Mostra de Teatro de Montes Claros, ocorrida no mês de julho de 2008, no Centro Cultural, e se trata de uma releitura de cenas bíblicas que demonstram, na visão do autor, “o refinado humor de Deus presente nas escrituras sagradas”.

Valendo-se do suporte de outras mídias, como o vídeo, "Deus é amor, mas também é humor" é um espetáculo interativo e atualizado (tem até "Dança do Quadrado" e “tropa de elite”) e consegue promover, durante cerca de uma hora e quinze minutos, a reflexão sobre inúmeras cenas da Bíblia, como a história de Abraão e a primeira “pegadinha” da humanidade, a luta entre Davi e Golias, a vida de Adão e Eva no paraíso e a perseverança de Jó (o homem da paciência e que não desiste nunca), entre outras.

Segundo Cláudio Prates, “ao colocarmos as lentes do bom humor podemos ver centenas de passagens bíblicas que revelam o fino humor de Deus em suas ações”. Ele explica que não se trata de esculhambação à história sagrada, mas sim de uma outra forma de contá-la. “A peça mantém fidelidade à narrativa do Autor Sagrado, levando o espectador a descobrir que Deus não é cara carrancudo e sério, como alguns possam imaginar, mas, pelo contrário, Ele é um Deus muito bem humorado. Isto está presente em diversas histórias das Escrituras Sagradas, algumas contadas no palco”. Ele define seu texto como uma “divina comédia”. “A história é sagrada, mas é cheia de graça”, conclui.

Prova de que "Deus é amor, mas também é humor" caiu no gosto do público é que a temporada de apresentações do Grupo Arte precisou ser prorrogada até o final de setembro. Serão mais seis apresentações para que quem ainda não assistiu possa conferir essa bem sucedida mistura entre o cômico e o sagrado.

E não à toa que este espetáculo tem sido sucesso de crítica e de público. Com censura livre, cada vez mais a platéia se enche de crianças, que aprovaram a forma lúdica e criativa encontrada pelo Grupo Arte de contar a história ensinada no catecismo. Mas o convite vale para todas as idades. O único pré-requisito é estar preparado para rir muito.

No elenco, além de Cláudio Prates, Bia Inácio, Júnior Xavier, Léo Prates, Renato Oliver, Leopoldo de Souza, Hamilton Lopes, Simone Mota, Wander e Kely. O Figurino e cenário é de Renato Oliver, a iluminação feita por Marlei e a sonoplastia a cargo de Marcelo Ferreira e Vitor Stálin.

As apresentações prosseguem no auditório do Colégio Marista São José nos dias 19, 20, 21, 26,27 e 28 de setembro, nas sextas e sábados às 20h30 e aos domingos às 19h30. Ingressos antecipados a R$ 5,00 na livraria Chama Viva e na Alfaia Homem. Informações adicionais pelos telefones: (38) 9145-7945, 8404-2000 ou 9192-9806.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: