terça-feira, 30 de setembro de 2008

1º Encontro do ProUni de Belo Horizonte reúne mais de 200 estudantes

Os mineiros cobram ações de permanência, mecanismos de combate a ociosidade das vagas e a padronização de regras

O 1º Encontro Metropolitano dos Estudantes do ProUni de Belo Horizonte reuniu mais de 200 de estudantes neste sábado (27), no campus Coração Eucarístico da PUC Minas.

Resultado de uma série de etapas municipais que debateram as especificidades do programa em Belo Horizonte, o encontro sintetizou as propostas elaboradas por estudantes bolsistas para o aperfeiçoamento do ProUni como relata o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG), Diogo Santos.

"Os mineiros detectaram, em síntese, três questões que podem ser melhoradas em relação do programa: a permanência, mecanismos de combate a ociosidade das vagas oferecidas e a padronização de regras para evitar mal entendidos", afirma Diogo.

Ainda segundo ele, a questão da permanência é o que mais preocupa os estudantes mineiros. "BH é a única capital do País que não possui políticas públicas para o transporte, o que onera o orçamento e impede que muitos bolsistas concluam seus cursos".

Para ele, o encontro se configurou também em uma boa oportunidade para chamar a atenção para a importância da aprovação do meio-passe na capital. Diogo informou ainda que a "Carta de Minas Gerais", documento que reúne as propostas de melhorias para o programa, será entregue ao Ministério da Educação.

O Programa Universidade Para Todos, criado pelo Governo Federal em 2004, institucionalizado em janeiro de 2005, já disponibilizou mais de 58 mil bolsas integrais e parciais em Minas Gerais.


Da Redação do EstudanteNet


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: