quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Candidatos se comprometem com a juventude

Pacto pela Juventude roda país e ganha apoio de candidatos

Em abril, 2 mil delegados ecoaram as 400 mil vozes dos participantes da 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude (PPJ). A Conferência acabou, mas a mobilização continua. O Pacto pela Juventude, que está rodando o país e obtendo a adesão de diversos candidatos à prefeituras e câmaras nessas eleições de 2008, tem como objetivo garantir que as propostas aprovadas pela Conferência não fiquem apenas no papel, mas obtenham o amplo compromisso pela sua concretização.

Divulgando as 22 propostas aprovadas pela Conferência de Juventude, o Pacto busca obter o compromisso de gestores públicos e dos candidatos nestas eleições com a sua implementação em todas as esferas (municipal, estadual e federal). A Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, que está passando por 41 universidades e 27 estados, e a Caravana Nacional da Juventude do PT têm sido palcos privilegiados de debates e acúmulo para o Pacto.

O Pacto foi entregue ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, em 12 de agosto no Rio de Janeiro – evento que marcou a assinatura de Lula ao projeto que pretende indenizar a UNE e a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) pelo incêndio e derrubada de sua sede na Praia do Flamengo, e também Dia Nacional da Juventude.

Em 19 de Agosto, o Pacto foi lançado na reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) com a presença de diversos ministros. Durante o lançamento foi aprovada pelo Conjuve a “moção de aplauso e reconhecimento” à Câmara dos Deputados pela votação da PEC da Juventude (em primeiro turno), Lei do Estágio, Ampliação da Licença Maternidade, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Em São Paulo, na capital, no último dia 20, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, a vice-presidente do Conjuve, Maria Virginia de Freitas, entre outras autoridades, lançaram o portal de serviços e mobilização em torno do tema da juventude. O documento do Pacto pela Juventude também foi entregue pelo Conjuve ao governo de SP.

BH, Porto Velho, Fortaleza e São Luís recebem Pacto

Na PUC-Minas, em 20 de agosto, o debate com 700 pessoas marcou a apresentação do Pacto pela Juventude aos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. O presidente do Conjuve, Danilo Moreira, apresentou o Pacto para Jô Moraes (PCdoB), Sérgio Miranda (PDT), Vanessa Portugal (PSTU), Leonardo Quintão (PMDB), Gustavo Valadares (DEM), Jorge Periquito (PSDC) e Pedro Paulo (PCO).

O único candidato que não compareceu, mas enviou representante, foi Marcio Lacerda (PSB). Danilo falou sobre a importância de se levar em consideração estes parâmetros e diretrizes da Política nacional de Juventude nos seus respectivo programas de governo.

Já no dia 26 de agosto, a Assembléia Legislativa de Rondônia realizou audiência pública ''Juventude e Participação Política''. O governador Ivo Cassol (sem partido), o presidente do Conjuve e diversos deputados estaduais participaram da audiência, além de organizações dos movimentos sociais, ONG’s, entidades, redes, e organizações Juvenis. Na audiência foi encaminhada a criação de uma comissão parlamentar pra discutir um conselho e coordenadoria estadual de juventude. Foi criada também uma comissão de sociedade civil para acompanhar estes encaminhamentos

Na ocasião, Ivo Cassol parabenizou a iniciativa da Assembléia e falou sobre a importância de se investir recursos neste importante segmento que é a juventude. Ele lembrou que o seu governo vem fazendo isso com a capacitação de jovens, mas muito ainda precisa ser feito em ações conjuntas das três esferas. Danilo Moreira, disse da importância do momento político que é resultado do trabalho e esforço de muitas gerações.

Na UNIR (Universidade Federal de Rondônia), um ato com a CUT, sindicatos, juventudes partidárias, UEE-RO, Pastoral da Juventude, Fetagro, movimentos sociais e ONGs marcou a assinatura ao Pacto pelos candidatos à Prefeitura de Porto Velho Alexandre Brito (PTC), David Chiquilito (PCdoB), Mauro Nazif (PSB) e Adilson Siqueira (Psol). Os candidatos Hamilton Casara (PSDB) e Roberto Sobrinho (PT) se comprometeram a assinar o documento, apesar da ausência na atividade.

A audiência pública sobre o Pacto, convocada pela deputada estadual Raquel Marques (PT), na Assembléia Legislativa do ceará, em Fortaleza, no dia 29 de agosto, teve o apoio do IJC (Instituto de Juventude Contemporâneo). Em São Luís, a sede do comitê de campanha do candidato à Prefeitura do PCdoB, Flávio Dino, recebeu a apresentação do pacto com a participação de membros da executiva nacional da JPT (Juventude do PT) e candidatos a vereador. Na ocasião, apresentações de grupos de hip hop, exibição de filmes e discussão sobre o plano de juventude da campanha de Flávio Dino ocorreram.

Calendário previsto de atividades pelo Pacto:

- Santa Catarina - Florianópolis

4 de setembro às 14 horas

Local: Assembléia Legislativa de Santa Catarina

Atividade: Apresentação do Pacto às entidades da sociedade Civil

- Tocantins - Palmas

16 de setembro

Local: Palácio do Araguaia

Autoridades presentes: Governador do Estado, Marcelo Miranda e candidatos a Prefeito.



A Estrada vai além do que se vê!

7 comentários:

Anônimo disse...

e aí amigo e ex-companheiro de sonho Ramon... ex porque não possoa acreditar que alguém que luta ao lado de Tadeu Leite, depois de tudo que ele fez, inclusive na última eleição dizendo que o "pessoal de esquerda irá invadir suas casas e suas terras..." ainda tenha algum sonho de Socialismo. Mas acredito que talvez Lipa consiga se eleger nessa chapa contaminada do PMDB. Ou quem sabe ele ajuda a eleger Mameluque ou outro né... Eu é que não dou meu precioso voto para ele de novo, pois sei quem esse voto irá eleger... Nao que Athos seja ideal, longe disso... Mas se Lipa realmente se indignou com as atitudes de Athos, deveria sim se candidatar... Quem sonha os sonhos que continuam jovens não desiste e se junta ao que há de mais podre na política local... Gostaria que meu post fosse publicado... Ainda acredito que este blog tenha espaço também para quem pensa diferente da "maioria"... abraços fraternos... E que vocês não se arrependam amargamente pelo atual lado que tomaram...

Anônimo disse...

Gostaria de deixar meu repúdio ao apoio do PC do B local ao ex-prefeito Tadeu Leite... Por tudo que este homem tem significado na política do Norte de Minas há 30 anos... Saudações socialistas aos leitorres do site...

Ramon Fonseca disse...

"Edson Warley" e "Antonio Ferreira" (se não forem a mesma pessoa), obrigado pelos comentários e espero que a democracia prevaleça e tenhamos uma Montes Claros democrática e de todos a partir do ano que vem.
Saudações Revolucionárias

Anônimo disse...

Realmente me espanta muito perceber que vocês fingem realmente acreditar no Tadeu Leite. É uma pena... Sei da intenção excelente de vocês, mas não é o que registrará a história. É lógico que vocês têem o legítimo direito democrático de apoiarem quem quiserem. Só questiono do ponto de vista moral, depois de tanto elucidar para a população de Monte Claros os desvios e desmandos do ex-prefeito e de suas perseguições aos membros de partidos de esquerda e movimentos sociais todas as vezes que esteve à frente da prefeitura... já o vi, no palanque, dizer que comunista e petista não apitariam na cidade "enquanto eu viver pra calar a boca da corja e intimidá-los, pois só querem o buraco da cidade..." Sim, palavras do atual aliado de vocês... Mas como o meu sonho não envelhece, digo: Thiago50 neles... e qual jovem que tenha coragem e disposição de enfrentar o lixo político que se transformou a nossa política montes-clarense... E que não se junte aos enlameados que ficaram milionários, com conhecidas fazendas no Triângulo Mineiro às custas do sofrimento do povo Montes-clarense...

Ramon Fonseca disse...

O mais engraçado, "solidário", é que somente aqui em Montes Claros o PSOL e o PSTU não batem na atual administração.
estranho, muito estranho...

Anônimo disse...

é injustificavel ficar tentando responder ramon. eu mesmo voto no lipa porque sei separar as coisas, mas fico com uma ponta de indignação de ele se aliar ao tadeu... 50 processos por improbidade... várias condenações... perseguições aos partidários de esquerda... etc... mas tudo bem... também não sou a favor de aliar ao atual prefeito. eu preferia ver o lipa com coragem pra se candidatar a prefeito... mas agora ele arranjou uma mancha hist´´orica.... tomara qaue se recupere... abraços.

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO ESPIRITO DEMOCRÁTICO DO BLOG, QUE POSTA COMENTÁRIOS DE TODOS, INCLUSIVE ALGUNS DESELEGANTES...