quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pacto pela juventude lança hotsite e ganha o país

O Pacto pela Juventude foi lançado em 19 de agosto, durante reunião do Conjuve, com a participação dos ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República), Carlos Luppi (Trabalho e Emprego) e do secretário nacional de Juventude, Beto Cury. Neste dia foram apresentadas as seguintes iniciativas do governo federal: Praça da Juventude, Programa Segundo Tempo no ensino médio e universidades, campanha educativa sobre alcoolismo e juventude, e criação de uma comissão intersetorial para montar uma agenda de trabalho decente voltada para a juventude.

Na ocasião o Conjuve aprovou uma "moção de aplauso e reconhecimento" à Câmara dos Deputados pela votação das seguinte matérias: PEC da Juventude (em primeiro turno), Lei do Estágio, Ampliação da Licença Maternidade e a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Na semana anterior ao lançamento, no dia 12 de agosto (Dia Nacional de Juventude), o Pacto foi apresentado ao presidente Lula durante evento da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro.

O Pacto dá continuidade à grande mobilização ocorrida na I Conferência Nacional de Juventude, que envolveu 402 mil pessoas em todo o Brasil. O desafio agora é apresentar ao poder público as prioridades definidas pela Conferência, a fim de debater sua implementação e garantir mais direitos para a juventude. Para isso, o Conselho está apresentando a pauta aos candidatos a vereador e prefeito, que são convidados a assinar o Termo de Compromisso do Pacto, comprometendo-se publicamente com o tema.

O que já aconteceu
Recife (PE) - A cidade foi uma das primeiras a se manifestar. No dia 15 de agosto, antes mesmo do lançamento do Pacto em Brasília, a Secretaria Especial de Juventude e Emprego do estado reuniu organizações juvenis para discutir a proposta. Ao final, os participantes se comprometeram a apresentá-la aos candidatos de suas respectivas cidades, e discutiram a criação de um Conselho Estadual de Juventude e proposta de um plano estadual de juventude. Na mesma data, o Pacto foi discutido em reunião das juventudes partidárias.

São Paulo (SP) - No dia 20 de agosto, o documento do Pacto foi entregue ao governo de São Paulo, em reunião organizada pela Coordenadoria de Juventude do estado com os movimentos juvenis e ONGs ligadas ao tema. A Coordenadoria de Juventude lançou, na data, o portal da juventude paulista http://www.juventude.sp.gov.br/. O evento foi realizado no Centro Cultural da Juventude, na capital.

Belo Horizonte (MG) - Também no dia 20 de agosto, a Coordenadoria de Juventude do governo de Minas fez uma reunião com os movimentos juvenis e demais organizações da sociedade civil para discutir a proposta, que no mesmo dia foi apresentado aos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, em um evento que reuniu 700 pessoas no auditório da PUC mineira.

Porto Velho (RO) - Em 26 de agosto, Porto Velho reuniu as mais diversas organizações ligadas à juventude em uma audiência pública, na Assembléia Legislativa, com a presença do governador Ivo Cassol para discutir o Pacto e a criação de um Conselho e uma Coordenadoria Estadual de Juventude. No mesmo dia, na sede da Universidade Federal, seis candidatos a prefeito assinaram o Termo de Compromisso do Pacto.

Fortaleza (CE) - No dia 29 de agosto, foi realizada uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir a proposta. O evento teve o apoio do Instituto de Juventude Contemporânea - IJC.

Florianópolis (SC) - No dia 4 de setembro, o Pacto foi apresentado à sociedade civil em um evento na Assembléia Legislativa, organizado pela Coordenadoria Estadual de Juventude. As políticas públicas de juventude foram pauta do Programa Fala Jovem, da TV da Assembléia. No mesmo dia, o Pacto foi debatido pelos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante a Caravana da Saúde, Educação e Cultura, promovida pela UNE.

Participe desse movimento. Divulgue o Pacto pela Juventude, apresente-o aos candidatos locais e envie as informações das atividades realizadas na sua cidade para o e-mail pacto.juventude@planalto.gov.br

Conjuve lança hot site sobre o Pacto
O Conjuve lançou no dia 8 de setembro um hot site específico do Pacto pela Juventude. Além das informações gerais sobre a iniciativa (o que é, suas etapas, termo de compromisso), o site traz as resoluções e prioridades da I Conferência Nacional de Juventude, e um banco de imagens do evento.

No item Material de Apoio estão disponíveis para consulta e impressão a revista de balanço da Conferência, o encarte com a arte do Pacto, o termo de compromisso, a relação de todos os conselheiros, com e-mail e telefone, e a carta de apoio ao Pacto assinada pelas juventudes partidárias. Na coluna à direita está também o Fale Conosco, para onde você pode enviar suas críticas, questionamentos e sugestões.

O hot site já está disponível no endereço www.levantesuabandeira.com.br/pacto/


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: