segunda-feira, 22 de setembro de 2008

24 anos de luta em defesa do Brasil



Há exatos 24 anos, no dia 22 de setembro de 1984, jovens reuniram-se na Assembléia Legislativa de São Paulo para fundar aquela que viria a ser a maior organização de juventude do país, a União da Juventude Socialista (UJS). Fruto da história de lutas da juventude e do povo brasileiro, a UJS nasceu em um momento de grande batalha histórica pra garantir a democracia em nosso país: as Diretas Já!

Tendo como primeiro Coordenador-Geral (função equivalente à Presidente), o hoje deputado federal Aldo Rebelo, a UJS teve presença marcante nas grandes manifestações pela redemocratização do Brasil. E não parou por aí. Durante a Assembléia Nacional Constituinte, em 1988, a militância da UJS garantiu a aprovação do voto aos 16 anos, conquista histórica da juventude inserida na nossa Constituição.

Em 1989, participando ativamente da Frente Brasil Popular, a juventude do Araguaia dedicou a energia de seus aguerridos quadros à campanha de Lula à Presidência da República, fato que se repetiria nas eleições seguintes.

Os caras-pintadas também tinham a marca da UJS. As passeatas pelo Fora Collor foram capitaneadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidades nacionais representativas dos estudantes e que contam com vários jovens socialistas em suas fileiras.

Mas a derrubada de Fernando I não bastou pra frear o neoliberalismo no Brasil. O príncipe dos sociólogos, Fernando II, iniciou um projeto anti-nacional e entreguista como nunca visto dantes. Mas mais uma vez a UJS esteve presente como uma pedra no sapato dos vendilhões. A Marcha dos Cem Mil e as inúmeras manifestações espalhadas por todo o país culminaram com a eleição de Lula à Presidência da República em 2002. Mais uma vitória do povo com o carimbo da UJS!

E a UJS dá cada dia mais mostras de sua vitalidade e combatividade. Na luta por uma educação pública e de qualidade, na luta em defesa do meio ambiente, na luta pela valorização do trabalho, na luta contra qualquer forma de discriminação e opressão, na luta pela implementação de políticas públicas de juventude, na luta pela democratização dos meios de comunicação, da cultura, do esporte e do lazer. Enfim, na luta anti-imperialista, na em defesa do Brasil, da juventude e do socialismo, sempre estará erguida a bandeira da União da Juventude Socialista!

Viva os 24 anos da União da Juventude Socialista!
Viva a juventude do Araguaia!


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: