quinta-feira, 17 de abril de 2008

Presidenta da UNE estará em Montes Claros defendendo o meio-passe


Os Estudantes estão decididos a conquistar o meio-passe no transporte coletivo em Montes Claros. Depois de vários anos de luta, os estudantes decidiram dar um basta à inércia do poder público e exigir da Prefeitura Municipal o cumprimento de acordo estabelecido em 2006.

No próximo dia 24 de abril, a estudantada vai dar mais uma prova de sua capacidade de mobilização e luta nas ruas de Montes Claros. A Presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), a gaúcha Lúcia Stumpf já confirmou presença em mais essa jornada de lutas pelo direito dos estudantes.

Leiam a íntegra da nota lançada hoje pelas entidades estudantis:


Nós, as entidades estudantis abaixo assinadas, vimos por meio desta tornar pública nossa insatisfação com a administração municipal chefiada pelo Doutor Athos Avelino no tratamento dado à questão do meio passe estudantil.
No dia 27 de março passado, após a maior manifestação popular da história recente de Montes Claros, que reuniu cerca de 4 mil pessoas(segundo estimativa da Policia Militar e amplamente divulgada nos meios de comunicação), uma comissão, composta por 40 estudantes liderados pelas entidades estudantis e acompanhada do Vereador Lipa Xavier(autor do projeto que institui o meio passe), reuniu-se com os senhores Sued Botelho, vice-prefeito, e José da Conceição, então presidente da Transmontes, onde estes reafirmaram a intenção da Prefeitura de implementar esta política pública educacional.
Encaminhou-se que seria constituída uma comissão composta por sete representantes das entidades, pela Prefeitura e pelo vereador Lipa Xavier, que teria a tarefa de construir em 45 dias um projeto consensual entre as partes para ser enviado a câmara municipal.
As entidades já definiram os seus sete representantes, entretanto até o presente momento, passado mais de um terço do prazo estabelecido, não há resposta alguma do poder municipal.
Infelizmente a história se repete, pois não é primeira vez que o prefeito Athos Avelino se esquece do compromisso firmado com os estudantes.
Há pouco mais de dois anos atrás, mais especificamente no dia 22 de março de 2006, após outra grande manifestação estudantil, outra comissão de estudantes foi convidada ao 3º andar do palácio municipal, e desta vez recebida pelo próprio Athos Avelino, quando o chefe do executivo se comprometeu a implementar o meio passe, garantindo ainda que este seria incluído na licitação do transporte público que ocorreria na cidade, o que a história demonstrou que não aconteceu.
Aqui cabe um mea culpa das entidades. O movimento estudantil errou! Errou em ter simplesmente acreditado na boa fé do prefeito, e não ter, naquele momento, continuado pressionando, continuado mobilizando. Enfim, erramos, mas não erraremos mais!
Por isso, apesar do prazo firmado não ter se expirado, convocamos todos a rua para mais uma grande manifestação no dia 24 de abril (Quinta Feira) com concentração na praça Dr. Carlos a partir de 8 horas, para juntos, em uma só voz, lembrarmos aos donos do poder que os estudantes não serão enganados mais uma vez!


UJS - DCE Unimontes - UEE-MG - UCMG - UBES - UNE


O bicho vai pegar...


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Anônimo disse...

Lucia Estrumpo é feita auditoria nas contas da UNE? Por auditores independentes e de empresas idoneas.