quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bienal é na Bahia!


Ainda não foi desta vez que os mineiros terão o privilégio de sediar a Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Apesar dos inúmeros esforços feitos pela diretoria da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) e da Prefeitura de Ouro Preto, a cidade escolhida para sediar a 6ª Bienal da UNE é Salvador, a capital da Bahia de Todos os Santos.
Apesar da torcida pela histórica cidade mineira, tenho certeza que a Bienal na Bahia, sede da primeira edição do evento em 1999, será um grande sucesso.


Confiram matéria publicada hoje no Portal Estudantenet e no Blog do CUCA:




O tema da sexta edição do evento será "O povo brasileiro e a formação da cultura brasileira"


A cidade de Salvador (BA) se transformará na capital da cultura universitária em fevereiro de 2009. Trata-se da 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. A iniciativa da entidade recebeu apoio do governo do Estado durante reunião com Jaques Wagner realizada em março deste ano.
Com início previsto para a primeira quinzena de fevereiro, o evento terá duração de seis dias e trará a Mostra Estudantil de Artes Cênicas, além de música, literatura, ciência, tecnologia e artes visuais. A 6ª Bienal terá a participação não apenas de estudantes universitários, mas também de secundaristas e pós-graduandos.
A sexta edição da Bienal comemora também o aniversário de 10 anos do evento, que também ocorreu em Salvador, e de 30 anos da realização do Congresso para a Reconstrução da UNE.
De acordo com o diretor de cultura da UNE, Rafael Simões, o evento conta com o apoio do governo do estado da Bahia, "que foi muito receptivo e se propôs a criar um grupo de trabalho das Secretarias da Cultura e Educação da Bahia, para atuar em conjunto com a UNE nos preparativos para o Bienal".
O local que abrigará o evento em Salvador ainda não foi definido pela Diretoria de Cultura da UNE, mas o objetivo é a escolha de um espaço que seja integrado com o cotidiano da cidade. Entre os possíveis locais estão: Teatro Castro Alves, Museu de Arte Moderna (MAM), Passeio Público, Teatro Vila Velha ,Faculdade de Belas Artes da UFBA e Farol da Barra.
Esse é um dos principais eventos de cultura do País e contribui para a consolidação do desenvolvimento da arte no meio estudantil, além de fortalecer o Circuito Universitário de Cultura e Artes (CUCA) da UNE e os pontos de cultura ligados à entidade.
Segundo Rafael, "a realização desta bienal é importante porque, entre seus objetivos, está o papel de disseminar o conhecimento entre jovens a respeito da formação do Brasil e das diversas culturas que a compõe".
A definição do local acontecerá durante o lançamento da Bienal, que ocorrerá entre os dias 13 a 15 de junho, em Salvador.


Da Redação do Estudantenet


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: