quinta-feira, 24 de abril de 2008

Prefeitura reprime manifestação com violência

A segunda passeata da jornada de lutas pelo meio-passe em Montes Claros terminou em pancadaria.
A manifestação tinha o intuito de cobrar as promessas feitas pelo prefeito Athos Avelino (PPS) de criação de uma comissão estudantil para elaborar um projeto de lei do meio-passe em consenso com representantes do poder público municipal. Tal proposta foi sabotada pelo prefeito que preferiu montar uma comissão “laranja”, inclusive com pessoas que já se declararam contrárias ao meio-passe.
Após a concentração de milhares de estudantes na Praça Doutor Carlos no início da manhã, a passeata seguiu rumo a Prefeitura Municipal. Aos gritos de “meio-passe já!”, os estudantes de cerca de 20 instituições de ensino da cidade percorreram a região central da cidade sendo apoiados pela população montesclarense. No encerramento da manifestação, uma assembléia geral dos estudantes solicitou a presença do prefeito para esclarecer seu posicionamento sobre o tema.
Depois de aguardar por alguns minutos, os jovens ocuparam o saguão da Prefeitura pacificamente e sem causar nenhum dano ao patrimônio público. E Athos não titubeou, chamou a Polícia Militar pra agir através do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). Daí pra frente o que se viu foi um espetáculo de violência. Spray de pimenta, escopetas com balas de borracha, granadas de efeito moral, cães e muita pancadaria. Essa foi a forma como a desocupação se deu.
A jovem estudante Lunny Pereira foi empurrada escada abaixo e desmaiou. Outra jovem estudante foi atingida por estilhaços da granada e teve seu peito rasgado, tendo de ser levada para a Santa Casa para que fosse tratada. Uma senhora que estava dentro da Prefeitura pra pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) foi jogada escadaria abaixo. O engenheiro agrônomo Frederico Lima, ex-coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Viçosa (DCE-UFV) foi mordido por um cão e teve seu braço ferido por uma bala de borracha. Daniel Dias, estudante de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi agredido por diversas vezes e também empurrado escada abaixo.
Esses são apenas alguns relatos da violência vivenciada hoje nesse vergonhoso dia pra nossa cidade.
Nesse momento estão prestando depoimento o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG), Diogo Santos, o presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Flávio Nascimento, o presidente da União da Juventude Socialista (UJS) em Montes Claros, José Lousada Neto, a vice-Minas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Luiza Lafetá, o diretor de políticas institucionais da UBES, Thiago Mayworn, além do diretor estadual da UJS, Danniel Coelho.
Mais tarde traremos imagens da truculência comandada pela Prefeitura.
A luta não vai parar!
Ainda hoje, a partir das 19:30, a Câmara Municipal, atendendo a requerimento do vereador Lipa Xavier (PCdoB), irá realizar Audiência Pública para discutir o projeto de lei do meio-passe. A atividade ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Humanas da Unimontes.
Ainda hoje mais informações.


Imagens: Rodrigo de Paula

A Estrada vai além do que se vê!

3 comentários:

Anônimo disse...

é um absurdo isso!
aqui foi a mesma coisa! a policia eh comandada por aecio e voces esepravam o que?
é continuar na luta, gente
e nao desanimar

Anônimo disse...

HOJE,FIQUEI HORRORISADO COM A POLICIA MILITAR JUNTAMENTE COM O GOVERNO DE ATHOS AVELINO,ESTAVA PRESENTE E NAO HOUVE NENHUM ATO VANDULENTO DE NENHUM PROTESTANTE,QUERO PEDIR AO CARO LEITOR QUE ABRA OS OLHOS PARA ESSA SITUAÇAO TAO CALAMITOSA QUE UM JOVEM NAO PODE REIINVINDICAR SEUS DIREITOS NUM PAÍS QUE SE DIZ SER DEMOCRATICO,QUE PAÍS É ESSE QUE A CONSTITUIÇAO NAO VALE NADA?E QUEM FAZ A LEI É A POLICIA E OS CORRUPTOS!VAMOS VOLTAR A LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS,E SE A POLICIA VOLTAR VAMOS ENFRENTA-LOS PARA QUE SEJAMOS OUVIDOS.MAIS VENHO ALERTA-LOS QUE QUEM MANDA É O POVO E NAO A POLICIA!!!!

DINIZ disse...

Que coisa mais horrenda. Estou aqui em Uberaba e fico sabendo destas notícias, pq amigos meus, de dentro da delegacia, presos, me informando da situação. Este políticos de merda, que se protegem atrás dos militares de merda, que só fazem agressões, trogloditas, brutos. Tem que haver monções de repúdio já.
Sei que daqui não posso fazer nada e simplesmente me solidarizar com a situação!
UJS sempre na luta!!!!

Raphael Diniz