sexta-feira, 21 de novembro de 2008

UPM pelo fim da violência contra as mulheres

UPM na campanha do ano passado, na Praça Doutor Carlos
Foto: Arquivo UPM

Lançada em Montes Claros a CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A edição 2008 da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra as Mulheres HÁ MOMENTOS EM QUE SUA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA. LEI MARIA DA PENHA. COMPROMETA-SE! começou com vários eventos. Confira no site www.agende.org.br/16dias a mobilização por todo o Brasil.

Em Montes Claros, a União Popular de Mulheres de Montes Claros – UPM/núcleo UBM lançou a campanha na Festa Unificada do Povo Negro lembrando aos presentes que, no Brasil, a campanha começa no dia 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra exatamente para advertir que é urgente acabar com a tríade gênero, violência e racismo. Afinal, o perverso ciclo da violência doméstica contra a mulher afronta a dignidade de todos nós e interfere na construção de uma cultura de paz na sociedade.

As mobilizações como a Campanha 16 Dias de Ativismo são fundamentais para que as mulheres em situação de violência saibam mais sobre seus direitos e serviços de atendimento disponíveis. São importantes, principalmente, para elas perceberem que não estão sozinhas. Existem outras mulheres na mesma situação e que conseguiram dar a volta por cima. Há muita gente compartilhando essa luta!

Campanha que destaca que, desde 07 de agosto de 2006, foi promulgada a Lei nº 11.340 – Lei Maria da Penha. Lei que veio responder às demandas das mulheres em situação de violência. Um marco legislativo para as mulheres brasileiras e uma importante ferramenta para o atendimento dos casos de violência. Estabelece um novo paradigma ao dar um novo tratamento à questão, que passa a ser considerada, por força do artigo 6.º, uma violação de direitos humanos e não mais um crime de menor potencial ofensivo.

As atividades da campanha continuam durante a semana com distribuição de materiais e realização de palestras. No dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, a UPM/núcleo UBM realizará atividade na Praça Dr. Carlos, a partir das 17 horas, com distribuição de materiais sobre a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres, exposição de Vídeos sobre o tema e Coleta de Assinaturas pela criação do Centro de Referência da Mulher em Montes Claros.

A Campanha 16 Dias de Ativismo, edição 2008, convoca toda a sociedade a tomar uma atitude diante de uma situação de violência contra as mulheres, a se comprometer com uma vida sem violência para todos. Não se omita. Você pode salvar uma vida. COMPROMETA-SE!

Márcia Inácio
Presidente da UPM/núcleo UBM


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: