terça-feira, 18 de novembro de 2008

Bienal da UEE do Rio começa na quinta


A partir do tema “CULTURA XXI: ARTE EM NOVAS TECNOLOGIAS”, a Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UEE-RJ tem como objetivo promover, incentivar e divulgar a produção cultural realizada nas escolas e universidades do Estado do Rio, proporcionando ao mesmo tempo, um amplo debate sobre a forma como as expressões artísticas e a manifestação da cultura se desenvolve na relação a partir das novas tecnologias.

A União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ) é a entidade representativa dos estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro e mantém vínculos íntimos de relação e sincronia com a União Nacional dos Estudantes (UNE). Após completar 70 anos, a UNE, e sua entidade estudantil irmã, a UEE-RJ, ainda estão em plenas formas e em suas histórias também estão pintadas a marca de serem precursoras de importantes movimentos culturais.

O Centro Popular de Cultura (CPC da UNE) é o mais famoso deles e nos anos 60 animou a cena artística brasileira com novas e ousadas experiências no campo da pesquisa e da produção cultural. Participaram do CPC nomes como Arnaldo Jabor, Cacá Diegues, Ferreira Gullar, Oduvaldo Viana Filho, Carlos Lyra, Gianfrancesco Guarnieri, entre tantos outros.

Foi durante as experiências da II Bienal da UNE em 2001, no Rio de Janeiro e com a presença de mais de 8 mil pessoas que surgiu o projeto do Centro/Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE. As figuras marcantes foram Augusto Boal, Oscar Niemeyer e a banda O Rappa.

No ano da comemoração de seus 70 anos, a UNE retornou à sua cidade natal, a cidade do Rio de Janeiro, e recebeu no verão de 2007, sob as influências dos Orixás, “Brasil-África: um Rio Chamado Atlântico” a quinta e maior edição de nossas atividades. Intelectuais como Alberto da Costa e Silva e Abdias do Nascimento, o Ministro Gilberto Gil, artistas e Cias. estrangeiras, músicos como Martinho da Vila, Lenine, Naná Vasconcelos, Mr. Catra e Beth Carvalho marcaram presença. Ao fim do encontro uma imensa Culturata ocupou e retomou a antiga sede da UNE na Praia do Flamengo 132, um marco na luta dos estudantes e sede oficial do CUCA da UNE-RJ e da UEE-RJ.

A União Estadual dos Estudantes foi durante estas duas edições das Bienais da UNE artífice atuante como co-organizadora destes eventos sendo dessa forma a entidade estudantil que mais se nutriu de experiências desse formato para agora realizar seu festival próprio.

A Bienal da UEE vem dessa forma assumir experimentações no âmbito da linguagem, da arte e da cultura, para um aspecto de renovação onde não seremos meros consumidores de tecnologia. Estas novas formas de atuação cultural levam os artistas e estudantes a se apropriarem das novas redes de circulação das produções, a questionar o mercado de arte redefinindo conceitos como direitos de autoria e propriedade intelectual, o compartilhamento de conhecimento em tecnologias interativas devolvendo a arte para seu lugar, o lugar real, da vida prática e simbólica.

Abrangendo todos os segmentos artísticos - Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Cinema, além da Ciência e Tecnologia, a Bienal da UEE é a possibilidade de mostrar a produção cultural universitária, dando ênfase à diversidade da produção atual e à reflexão sobre o papel dos estudantes na elaboração de políticas públicas para a área.

Com programação estruturada em mostras artísticas universitárias, oficinas, debates, seminários e simpósios buscarão colocar em diálogo diversos agentes da sociedade e, assim, construir um espaço que seja de permanente intercâmbio destes saberes e expressões.


CONTATO:
União Estadual dos Estudantes – UEE-RJ
Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE – CUCA da UNE - RJ
Av. Praia do Flamengo, 132. Flamengo Rio de Janeiro RJ.
Portal: www.une.org.br e http://www.bienalueerj.blogspot.com/

Daniel Iliescu – Presidente UEE- RJ
Telefone: (21) 78320953 - Correio eletrônico: ueerj.presidencia@gmail.com

Fellipe Redó – Coordenador da Bienal
Telefone: (21) 9383-0987 - Correio eletrônico: felliperedo@yahoo.com.br
.
Serviço:

Show de abertura no Circo Voador, com RENEGADO (BH) - Marcelinho da Lua - BNEGÃO e os Seletores de Frequência + mostras estudantis.

Entre no site do Circo Voador para se informar sobre como adquirir seu ingresso.
.
QUINTA, dia 20 de Novembro 2008
22h - abertura dos portões
R$ 8 Estudante R$ 16 Inteiro
Classificação: 18 anos (12 a 17 anos somente acompanhado dos pais). http://www.circovoador.com.br/


Maiores informações no Blog da Bienal da UEE-RJ.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: