sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Encontro de violeiros começa hoje


Samuel Fagundes
Repórter do Jornal O Norte


A Orquestra norte-mineira de Viola Caipira realiza de 28 a 30 de novembro, na Casa da Juventude, o Primeiro Encontro de Violeiros que comemora o 1º aniversário da orquestra que foi fundada em 27 de novembro de 2007.

Serão três dias de oficinas, curso e shows, que segundo Natanael Márcio Gonçalves, um dos coordenadores do evento, terá viola para todos os gostos, música erudita, popular, regional e raiz. A proposta das oficinas é despertar o interesse nas pessoas de conhecer mais a viola.

OFICINAS
- Teremos uma oficina de ritmos e afinações, e para participar dessa oficina é necessário tocar ou viola ou violão; tem também uma oficina de viola para iniciantes e uma oficina de fabricação. São três oficinas rápidas: a de fabricação tem nove horas de duração e as outras tem duas horas. Cada aluno não vai aprender a tocar um instrumento em duas horas e sair de lá como um músico, mas ele vai ter uma noção do que é a viola, do que pode ser aplicado nela e dali ele pode despertar o interesse em conhecer mais, e esse é nosso grande objetivo, divulgar a viola caipira - conta Natanael.

Natanael conta que como a equipe que está trabalhando no evento tem a idade variada, tendo adolescentes de 13 e 14 anos e pessoas com mais de 50 anos, o público que deverá comparecer deve ser bem variado.

- Temos na orquestra adolescentes de 13 e 14 anos e temos pessoas de mais de 50 anos. Então cada um deles irá convidar pessoas, os mais novos vão levar para sua escola e convidar os seus colegas, os mais velhos os seus amigos e companheiros de trabalho. Eu acredito que é bem provável que vamos encontrar pessoas de idades e gostos variados, até mesmo por curiosidade. O nome orquestra chama atenção das pessoas, além de ser uma orquestra de viola, e muitas pessoas têm curiosidade em saber como funciona - diz o músico.

ORQUESTRA
A Orquestra norte-mineira de Viola Caipira foi idealizada por Natanael, que é professor de viola e de violão no conservatório de Bocaiúva. Ele fez um convite para alguns alunos, e cada pessoa tinha a liberdade de convidar outro violeiro. O grupo começou com cinco pessoas e hoje já tem 16. A proposta do nome surgiu porque cada integrante da orquestra é de uma cidade do Norte de Minas, tem pessoas de Francisco Sá, de São João do Paraíso, de uma comunidade chamada Pacuí, Riachão, Bocaiúva, Alto Belo e Montes Claros.

OBJETIVO
Segundo Natanael a intenção é disseminar a viola no Norte de Minas. Ele revela que a proposta de se fazer essa orquestra é um pouco antiga, surgiu com a vinda de Levir Ramiro que é de Pirajuí, São Paulo, que também vai participar do encontro.

- Na época ele veio para ministrar uma oficina de fabricação de viola e quando fez essa oficina sugeriu que continuássemos com ela. Depois um lutier chamado Sebastião Lopes Teixeira, conhecido como Lopinho que também participará do evento, veio a Montes Claros, e começou um trabalho de fabricação de viola, depois desse trabalho surgiu a proposta de montar uma orquestra - afirma.

A proposta ficou parada até o ano passado quando Natanael retomou a idéia, agora com o objetivo principal de divulgar a viola e mostrar suas possibilidades.

- É um trabalho totalmente independente, não somos vinculados a nenhuma associação ou grupo, ensaiamos na minha casa aqui em Montes Claros e pretendemos transformar a orquestra numa associação. Os ensaios são semanais. O repertório é mesclado entre composições da orquestra e músicas já conhecidas, pegamos principalmente músicas tradicionais da viola, que é para cativar o público que gosta do instrumento, e além de músicas de raiz, de Luíz Gonzaga, de Catulo da paixão cearense, de MPB, dentre outras coisas - conta Natanael.

HISTÓRIA NA VIOLA CAIPIRA
Natanael toca viola há cinco anos, e se interessou pelo instrumento no curso de viola com o Lopinho. Ele conta que foi para o curso por que era guitarrista, e depois estudou violão no Conservatório e na Unimontes e durante o processo da universidade descobriu o curso de fabricação de viola. Ele conta que foi por curiosidade, e após ter feito uma viola e ouvido seu som descobriu que era ali que tinha que ficar. Segundo ele, atualmente a viola é utilizada em diversos estilos diferentes de música.

VERSATILIDADE
- Hoje a viola é aplicada, no jazz, no rock, na MPB, então não tem limitações, hoje vários compositores no Brasil que se dispõe a fazer um trabalho com a viola diferente do tradicional que a gente conhece. O mais tradicional é a música caipira, mas assim como qualquer instrumento, pode ser tocada em qualquer estilo musical, um piano, por exemplo, pode ser usado para tocar musica caipira - afirma o músico.

SERVIÇO
As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser feitas na Casa da Juventude, que fica na Avenida Cula Mangabeira, 110 - Centro. Mais informações no telefone 8813 4602 com Natanael.

PROGRAMAÇÃO
28/11 - sexta-feira
Local: Casa da Juventude
09h00 – Oficina de fabricação de viola
14h – Continuação da Oficina de Fabricação de viola
14h30 – Workshop – Ritmos e afinações
20h30 – Show com Natanael
21h30 – Show com Herbeth Lincoln
22h30 – Show com Rodrigo Azevedo

29/11 – sábado
No mercado municipal
09h – Show com o grupo Brasil Caboclo
10h – Roda de viola

Na Casa da Juventude
14:00 – Oficina de fabricação de viola
14h – Curso toques de viola (iniciante)
20h30 – Show com Lopinho
21h30 – Show da Orquestra Norte Mineira de Viola Caipira
22h30 – Show com Levi Ramiro

30/11 - domingo
Local: Feira de artesanato de Montes Claros (em volta da praça da Matriz)
10h – Show da Orquestra norte Mineira de Viola Caipira.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: