quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Presidente Lula recebe UNE e UBES no encerramento da Caravana

Durante a audiência, na manhã desta quinta (27), foram apresentadas as resoluções obtidas na Caravana e um balanço das atividades.

Nesta quinta-feira (27), às 10 horas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu parte do grupo de caravaneiros que viajaram o Brasil e alguns membros na UNE e da UBES, no Palácio do Planalto, para uma audiência sobre a Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, que percorreu todos os Estados do País, em 109 dias.Os estudantes entregaram ao presidente uma carta com o balanço da Caravana e as reivindicações colhidas durante as ações promovidas pela Caravana da UNE, em todas as capitais brasileiras, que contaram com a participação de mais de 165 mil estudantes.

Além do presidente, a mesa foi composta pelos ministros Fernando Haddad (Educação), José Gomes Temporão (Saúde) e Juca Ferreira (Cultura). A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, apresentou um balanço da Caravana e as resoluções obtidas ao longo da viagem.

"Nossa maior vitória foi conseguir tirar as ações de Saúde de dentro dos postos e levar para dentro das universidades, facilitando o acesso da juventude. Com esta viagem também conseguimos formar uma opinião sólida das reais necessidades da juventude brasileira", declarou a presidente da UNE.

Lula finalizou o encontro classificando a Caravana como "um gesto extraordinário dos estudantes, pois a Caravana marca a vida dos que levam e dos que a recebem". Afirmou, ainda, que esta é a melhor maneira de os brasileiros conhecerem o Brasil, "esta mobilização aproximou verdadeiramente os estudantes do País, por estar fora dos moldes tradicionais de mobilização", e finalizou, "a UNE inova aos 71 anos de idade".

O secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, também estiveram presentes à audiência. Além de membros da Caravana, o presidente da UBES, Ismael Cardoso; o vice-presidente da UNE, Tales de Castro; os diretores da entidade André Tokarski, Márvia Scardua, Ubiratan Cassano e Ronaldo Pinto também marcaram presença.
Na carta entregue ao presidente estão as seguintes resoluções:

Saúde
- Aprovação da Emenda Constitucional nº 29, que define os percentuais mínimos de aplicação em ações e serviços públicos de saúde;
- Legalização do aborto;
- Descriminalização das drogas.

Educação
- Por mais verbas para a educação;
- Combate à desnacionalização da educação;
- Ampliação das universidades públicas.

Cultura
- Luta por 2% do PIB (Produto Interno Bruto) para a cultura;
- Defesa da meia-entrada sem cotas e sem restrição de dias;
- Fortalecimento dos pontos de cultura.

Crise econômica
Lúcia Stumpf aproveitou a ocasião para pedir ao presidente Lula que a economia brasileira priorize a população e não o sistema financeiro, como o presidente do Banco Central, dr. Henrique Meirelles, tem feito. A presidente da UNE solicitou ainda o afastamento de Meirelles do cargo.

Da redação do EstudanteNet
Fotos: Antônio Dias - Agência Brasil e EstudanteNet


Leiam também:


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: