segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Presidente da UNE participa do Bate Papo UOL

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, participa nesta terça-feira (4) do programa Bate Papo UOL

Os internautas poderão acompanhar entrevista de Lúcia Stumpf sobre a lista dos inadimplentes, o projeto do Senado para proibição da carteirinha de estudante nos finais de semana e feriados, o Enade e mobilizações estudantis.

A entrevista vai abordar o Cadastro de Informações dos Estudantes Brasileiros (Cineb) criado pelo Confenen (Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino), o projeto do Senado para proibição da carteirinha de estudante nos finais de semana e feriados, o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e as mobilizações estudantis.

Os internautas podem participar enviando perguntas e fazendo comentários no grupo de discussão do programa. Basta acessar o Portal do Bate Papo UOL. Clique aqui para acessar o Bate Papo UOL.

O que a UNE e a UBES pensam sobre o CINEB
"Iremos às ruas para denunciar esse abuso e vamos ingressar imediatamente na Justiça para proibir o constrangimento de qualquer estudante brasileiro que queira se matricular ou continuar seus estudos numa instituição privada", adianta a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.

A UNE e a UBES dizem que o cadastro é um "ato arbitrário", de "mercantilização da educação" e demonstra que os "proprietários de instituições de ensino não tem compromisso com a função social da educação e enxergam nas escolas e universidades uma mera atividade de mercado".

Além disso, a UNE e a UBES também pretendem procurar o Ministério Público Federal. "Nosso setor jurídico já trabalha para entrar com ação. Estamos otimistas com uma resposta positiva do Ministério Público", afirma a presidente da UNE, Lúcia Stumpf. "Não é possível esse tratamento da educação como mercadoria. O estado concede às instituições a possibilidade de oferecer um serviço. A educação é um direito", aponta.

Lúcia avalia que as mobilizações para a Jornada de Lutas nas universidades pagas ganhará mais força depois deste fato. "Esse é um momento oportuno para chamar a atenção para os desmandos que acontecem nas instituições particulares de ensino superior".

Sobre o projeto que limita os benefícios da Carteira do Estudante
As entidades estudantis são favoráveis ao documento único de identificação, mas contrárias as restrições ao uso da carteirinha, como explica Lúcia. "Esses pontos vão enfrentar a resistência da UNE e da UBES. Somos a favor do direito amplo e irrestrito conquistado pelos estudantes. Os senadores resolveram encaminhar dessa forma, mas vamos lutar para mudar isso."

A líder estudantil diz que as entidades são favoráveis ao documento único, mas contrárias as restrições ao seu uso. A presidente da UNE diz que a padronização do documento não resultará em aumento do preço de emissão. "Não deve aumentar exatamente porque não vai mais ser regido pela disputa de mercado", diz.

Sobre o Enade
A UNE critica o fato de a prova acabar tendo grande peso na avaliação final das universidades, avaliando somente os estudantes e servindo apenas para um a criação de um "ranking" entre as instituições.

"Reivindicamos a realização de uma avaliação plural, que leve em conta os diferentes agentes que compõem o ensino superior de forma transparente e participativa, garantindo que todos os segmentos da comunidade universitária participem do processo como sujeitos e não apenas como objetos", sustenta Lúcia.

Da Redação do EstudanteNet.
.

A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: