quarta-feira, 12 de março de 2008

A UEE não pode parar

Volto a falar hoje da minha querida UEE (União Estadual dos Estudantes). Recebi matérias do meu amigo cruzeirense Pedro Leão, publicadas no Caderno Vermelho Minas, e as reproduzo abaixo, pra demonstrar que o movimento estudantil em Minas está a todo o vapor.

Posse da UEE e UCMG lota auditório da Assembléia

A União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) e a União Colegial de Minas Gerais (UCMG) realizaram na ultima sexta-feira (7) a posse de suas novas diretorias. A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio dos Inconfidentes, sede do legislativo mineiro. Mais de 150 pessoas prestigiaram, entre estudantes, autoridades políticas e militantes do movimento social. A deputada federal Jô Moraes, o deputado estadual Carlin Moura e a vereadora Maria Lúcia Scarpelli compareceram.
A presidente da UNE, Lucia Stumpf , foi quem dirigiu os trabalhos da mesa e fez uma intervenção saudando os estudantes mineiros. ''A UEE e a UCMG são importantes aliados da UNE em nossas bandeiras de lutas, espero vir muito em Minas e dividir cada vez mais vitórias com esse combativo movimento'', declarou.
Para o presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), Gilson Reis, a ausência de um projeto educacional faz com que Minas fique para traz, em relação a outros estados. Ele frisou a importância do movimento estudantil para mudar este quadro.
''O primeiro passo é a mudança da visão e da composição do conselho estadual de educação que hoje só serve aos interesses de quem o dirige, os donos das instituições privadas'', criticou.
O Coordenador Especial da Juventude do Estado, Roberto Tross, lembrou o trabalho que vem sendo feito em parceria com as entidades estudantis no debate e implementação de políticas públicas para a Juventude em Minas.
Ele citou o processo de construção da Conferência Nacional e informou a todos da realização da Conferencia Estadual, que será realizada no próximo fim de semana de 14 a 16 de março. Tross ainda destacou a importância do movimento estudantil atuante e se colocou a disposição dos estudantes para futuros diálogos.

Desafios
A luta dos estudantes a favor das causas progressistas foi recordada pelas autoridades que compuseram o ato de posse das entidades. A vereadora Maria Lucia Scarpelli, lembrou a responsabilidade da UEE e da UCMG.
''O desafio de vocês é muito grande, é antes de tudo mostrar para os estudantes que há uma esperança e que é do nosso lado que a juventude tem que estar, ao lado dos progressistas'', disse.
A deputada Federal Jô Moraes, líder do PCdoB na Câmara, esteve rapidamente na cerimônia e cumprimentou os novos presidentes. Para a deputada, o movimento estudantil é um importante instrumento de lutas e deve continuar sua trajetória em defesa do Brasil.
''Se hoje vivemos um momento político onde, sindicalistas, socialistas e estudantes realizam um evento na Assembléia Legislativa, é por que muitos foram os que lutaram pela nossa liberdade e muitos que tombaram pertenciam ao movimento estudantil'' lembrou.
Representando a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa Mineira, o deputado Estadual Carlin Moura saudou os jovens dizendo que desde a inconfidência os estudantes estiveram do lado dos interesses nacionais. Ex- Vice-presidente regional da UNE, Carlin fez questão de dizer que o seu mandato fica à disposição das entidades para encampar as lutas estudantis, como o passe livre e o direito a meia-entrada.

Novos presidentes
O novo presidente da UCMG, o estudante de Contagem, Flavio Nascimento, conhecido como ''Panetonne'', disse que levar o movimento para a base é uma das prioridades para o próximo período. ''Além de debater cada vez mais os grandes problemas da sociedade e principalmente da juventude mineira'', completou.
Lembrando das lutas em defesa do patrimônio nacional, que sempre tiveram os estudantes na linha de frente, Panetone defendeu a participação do movimento secundaristas mineiro nos debates sobre a política de extração de mineiro de ferro. ''Vamos lançar a campanha 'O minério é nosso', relembrando a campanha 'O Petróleo é nosso', que resultou na criação da Petrobrás'', disse.
Ele emendou destacando o papel da UCMG ao longo do processo que está acontecendo na sociedade de mobilização contra as altas taxas de energia da Cemig.
''Na posse estiveram presentes alguns presidentes de grêmios da Capital, todos estão muito animados com o movimento, a nossa participação na campanha de incentivo a confecção do titulo eleitoral é um verdadeiro sucesso e faremos destes parceiros, aliados de outras lutas'', afirmou.
O ultimo a falar foi o estudante de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Diogo Santos, novo presidente da UEE-MG. Ele dedicou sua fala a necessidade de haver uma agenda de lutas que traga mais vitórias ao movimento estudantil mineiro e que discuta mais a educação superior no estado. Segundo ele, a educação em Minas ''é uma das mais sucateadas do Brasil''.
Diogo reforçou em sua fala a campanha pela defesa do minério e pela realização da Bienal da UNE em Ouro Preto. Para o presidente da UEE, a posse foi bastante representativa. ''Faço uma avaliação positiva e espero que tenhamos todos ao nosso lado, ao longo da gestão'', disse.

Dia da Mulher
Uma rosa foi entregue a cada diretora da UCMG e da UEE que tomava posse, uma homenagem singela que, segundo Diogo, serve para não deixar passar em branco a data especial do dia da mulher. ''Não podemos esquecer jamais do papel das mulheres na nossa luta que só é completa se não houver desigualdade e preconceito'', salientou.

Festa
Muita animação e Samba Rock. Foi assim a comemoração organizada pelas entidades na região Sul de Belo Horizonte. Segundo o organizador da festa, o diretor de cultura da UEE, Ives Lima, o evento foi um grande sucesso e apenas uma demonstração do que será a Bienal de Cultura da UNE, caso seja realizada em Ouro Preto.
Os mineiros se candidataram na disputa pela realização da Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes que acontecerá em janeiro de 2010. Ouro Preto e Salvador, capital da Bahia são as cidades que disputam para sediar a próxima Bienal da UNE.

UEE-MG planeja ações da entidade para o próximo período

Menos de 24 horas depois da posse de seus novos diretores, a União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) já realizava sua primeira reunião. O encontro aconteceu no sábado (8), na sede do Sindicato dos Professores (Sinpro-MG) e teve como primeiro ponto de pauta um rico debate sobre conjuntura.
O Deputado Estadual Carlin Moura (PCdoB-MG) foi convidado para realizar uma intervenção especial. Carlin começou falando da falta de investimento nos setores sociais e a exacerbação do governo do estado em publicidade. Segundo o deputado, apenas com campanhas publicitárias, o governo estadual já gastou 500% a mais que o ultimo governo, do governador Itamar Franco.
O baixo tributo pago pela exploração das jazidas de mineiro no estado foi outro ponto abordado pelo parlamentar. O debate seguiu com a participação de vários diretores e com uma última fala do deputado, que deu o seguinte recado: ''Entender os problemas de Minas é nossa tarefa, temos que fazer o movimento estudantil ser protagonista de mais lutas populares, conquistando cada vez mais vitórias para o nosso povo''.
Criticas a política econômica empregada pelo governo federal e políticas educacionais do governo Aécio deram o tom do debate que seguiu ao longo de todo o sábado. Já no domingo foi apresentada uma proposta para o planejamento de gestão a ser apreciada por toda a diretoria.

Bienal da UNE: Minas na disputa!

A reunião contou no com a Presença da diretora na UNE, Luana Bonone, última presidente da UEE. Luana apresentou os principais eixos da jornada de lutas da UNE para 2008, entre eles, a melhoria dos investimentos em educação, melhor qualidade do ensino e mais democracia. Bonone também comentou sobre a caravana de saúde da UNE que prevê diversas ações em Minas Gerais.
Durante a reunião foram dados alguns informes, entre eles se destaca a audiência realizada pelo presidente da UEE, Diogo Santos, com o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo (PMDB), para tratar da reaslização da 6ª Bienal de Cultura da UNE na ciadade mineira
Angelo, que é ex-secretário de Cultura do Estado, comemorou a possibilidade da Bienal da UNE ser sediada na terra dos inconfidentes. ''No que depender da prefeitura e de nossa cidade, a Bienal já tem endereço'', declarou.
O tesoureiro da UEE, Gabriel Lima, que também particou da reunião, comemorou a boa recepção do prefeito, dizendo que o acolhimento se deve a uma boa relação institucional da entidade, que deve ser ampliada caso a Bienal se realize na cidade histórica mineira. O informe foi dado aos diretores que receberam com entusiasmo o bom andamento das negociações para trazer a Bienal de Cultura para Minas Gerais. A próxima reunião da UEE acontece ainda essa semana, no próximo dia 13. Na pauta está a aprovação do projeto da próxima jornada de lutas.



A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Anônimo disse...

Igggg Bienal em Ouro Preto é bom demais! Tô dentro, apoio total! Beijos paraibanos.