terça-feira, 18 de março de 2008

Bienal da UNE pode rolar em Minas


Neste fim de semana, em conversa com o Presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), meu amigo flamenguista Diogo Santos, vi que a moçada das entidades estudantis mineiras está bastante animada com a possibilidade da realização da 6ª Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (UNE), na bela cidade histórica de Ouro Preto. Em reunião com o Secretário Especial de Esportes e Juventude de Minas Gerais, Gustavo Corrêa, a UEE recebeu o apoio do governo do Estado pra realização do evento, "estamos nos empenhando muito para vencer a disputa da cidade-sede da próxima Bienal. Se depender de apoio, a Bienal já tem lugar", afirmou Diogo. O Secretário também se empenhará em agendar uma audiência com a Secretária Estadual de Cultura, Eleonora Santa Rosa, em nome dos estudantes. No próximo dia 27, a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf estará em BH para audiência com o governador Aécio Neves para tratar do tema.

Impossível não recordar do 2º Circuito Universitário da UEE, ocorrido em agosto de 2002 na mesma localidade. Na oportunidade, estudantes de toda Minas Gerais participaram de debates, mostras de cinema, artes visuais, teatro e música (o Festival Coração de Estudante), além das festas que rolaram nas dezenas de repúblicas da cidade. Deixou saudade o show de encerramento, na Praça Tiradentes lotada, com Milton Nascimento e Lô Borges. Deu trabalho, mas foi gratificante demais!

Já a Bienal, marcada para o início do ano que vem, chega a sua sexta edição com os Centros Universitários de Cultura e Arte (CUCAs) cada vez mais estruturados e com uma rede nacional de promoção da arte universitária.

Com o tema "A Formação do Povo Brasileiro", a Bienal da UNE espera reunir cerca de oito mil universitários de todo o país. Além da cidade mineira, a também bela Salvador, capital baiana disputa a possibilidade de sediar este grande evento.

Maiores informações no Blog do CUCA e no Estudantenet


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: