quinta-feira, 6 de março de 2008

Movimento Estudantil Mineiro não pára!

As entidades estudantis de Minas Gerais empossarão suas novas diretorias nesta sexta-feira. Minha querida União Estadual dos Estudantes, que tive a honra de presidir entre 2002 e 2004, apresentará o novo time que comandará os rumos da entidade até abril do ano que vem.
Boa sorte à moçada que inicia mais essa jornada de mobilizações e lutas por toda Minas Gerais.
Abaixo matéria escrita por Gabriela Nascimento e publicada hoje no Caderno Vermelho Minas:

Diretorias da UCMG e UEE-MG tomam posse na Assembléia


Estão confirmadas as presenças de diversas autoridades, como o deputado estadual Carlin Moura, o deputado Federal José Fernando(PV) a deputada Federal Jô Moraes, além da presidente da UNE, Lúcia Stumpf.
No próximo dia 7 de março, as novas direções da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) tomarão posse em solenidade no auditório da Assembléia Legislativa, às 19h. Estão confirmadas as presenças de diversas autoridades, como o deputado estadual Carlin Moura, o deputado Federal José Fernando(PV) a deputada Federal Jô Moraes, além da presidente da UNE, Lúcia Stumpf.

O presidente eleito da UCMG, Flávio Nascimento, diz que são muitas as metas para a próxima gestão, entre elas universalizar o ensino do Estado, lutar pela melhoria da Educação e pela qualificação do profissional da educação, além de organizar campanhas de grêmios, campanhas de incentivo à cidadania dos estudantes, como o se liga 16 e e defender a gestão democrática dentro das escola.

Já o novo presidente da UEE-MG completa, dizendo que o objetivo era travar lutas conjuntas entre a entidades pela ampliação como ampliar a participação mineira na conferência Nacional da Juventude e desempenhar um importante papel nas eleições municipais de 2008m apresentando uma plataforma política do estudantes.

Quem são os novos presidentes
Estudante de economia da Universidade Federal de Uberlândia,o novo presidente da UEE Diogo Santos, 21 anos, é natural da cidade de Ituitaba, no triângulo mineiro. Diogo teve seu primeiro contato com o movimento estudantil ainda na sua cidade natal, onde foi um destacado militante do movimento secundarista. Aluno dedicado, foi estudar na renomada federal e passou a militar no movimento universitário, quando foi eleito Coordenador- geral do DCE da UFU.

Flávio Nascimento, 20 anos, conhecido por todos como “Panetone”, iniciou sua militância como presidente do grêmio da Escola Estadual Imaculada Conceição em contagem, cidade onde nasceu. Foi diretor de movimento estudantil da entidade Municipal de Contagem (UMES) na gestão de 2003 a 2005. Foi também presidente da mesma de 2005 à 2007. Em 25 de novembro de 2007 foi eleito como novo presidente da UCMG.

Posse UBES
Na mesma semana vai acontecer na Asembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj ) a posse da diretoria da UBES . O evento será após o lançamento nacional da campanha ''Se liga 16'', e será seguida de um seminário de gestão e reunião de diretoria, que contará com lideranças estudantis de todo país. O objetivo é discutir a melhoria da educação brasileira e políticas públicas para a juventude.

A idéia é mobilizar estudantes de todos os estados para uma grande jornada de lutas que acontecerá entre os dias 24 a 28 de março, para vai reunir milhares de estudantes em passeata e cobrar mais investimentos na educação. Esse ano será celebrado 40 anos da morte de Edson Luiz, estudante morto durante a passeata da UBES na ditadura militar, e exemplo de luta da juventude brasileira.

A diretora da UBES, Thiara Milhomem, explica que mesmo depois de tanto tempo a juventude continua mobilizada nas ruas para exigir seus direitos. ''A UBES mostra mais uma vez que está pronta para lutar pelos direitos dos estudantes e da sociedade brasileira, reafirmando a importância do voto e, ao mesmo tempo, incentivando juventude a lutar para construir um país com a nossa cara'', Thiara Milhomem, diretora da UBES.
Em tempo: Vale a pena conferir o Blog do Expresso Cidadania, e acompanhar o que está rolando desde ontem nesse grande evento de promoção da cidadania juvenil.
A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: