segunda-feira, 31 de março de 2008

UEE e UCMG levam reivindicações ao governador Aécio Neves

Os presidentes da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) e da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Diogo Santos e Flávio Panetone, reuniram-se nesta quinta-feira (27) com o governador do estado, Aécio Neves, no Palácio da Liberdade. O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do chefe do executivo as reivindicações do movimento estudantil mineiro. Participou também a Vice-presidente da UEE, Tatiana Zocrato.
Os dirigentes estudantis cobraram uma urgente democratização do Conselho Estadual de Educação, com a inclusão de representantes dos estudantes e da sociedade civil. Falaram também sobre a necessidade de aumentar os investimentos no ensino público, melhorando a qualidade das instituições, e decretando o fim das taxas abusivas nas Universidades Públicas e privadas e a gratuidade em todas as unidades da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais). Todas as reivindicações foram apontadas como justas pelo governador que afirmou a necessidade de se criar um ambiente de mais diálogo entre o movimento estudantil e o governo mineiro.
Além disso, reivindicaram a criação de uma “mesa de negociação”, que contemple todos os setores envolvidos, para reformular o projeto da “Escola Referência”. O movimento estudantil quer uma reforma curricular que possibilite a reflexão e formação do estudante e a gestão democrática nas escolas de Minas. Segundo Aécio, é de total interesse do governo a participação dos estudantes na formulação das políticas educacional. Na ocasião foi sinalizada uma reunião com a Secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, para tratar as demandas educacionais e sugestões do movimento estudantil.
Bienal da UEE e da UCMG
A bienal de cultura da UEE foi outro ponto debatido na reunião. O evento que terá sua primeira edição em novembro de 2008 é um dos projetos tidos como prioritários para a União Estadual dos Estudantes.
Para sediar o grande encontro da juventude com a cultura o palco escolhido foi a cidade histórica de Ouro Preto. Diogo disse ao governador que o projeto da Bienal da UEE tem tido boa recepção e tem como maior entusiasta o ex-secretário estadual de Cultura e prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo (PMDB), que já enviou diversas cartas a membros do governo, para que apóiem a iniciativa dos estudantes.
Campanha pela retomada do patrimônio
O Manifesto pela retomada do patrimônio dos estudantes, tomado pelo governo militar foi entregue ao chefe do executivo mineiro. Ele reafirmou a importância política da campanha e sinalizou a cooperação do governo de Minas. Diogo fez uma avaliação positiva da reunião, porém, em tom cauteloso, o líder estudantil disse manter a necessidade de independência e bom relacionamento institucional, demonstrado na reunião.
“É papel do movimento social levar as demandas para os governantes, discutir com os atores que formulam a nossa política. Hoje, reunião com o governador, amanhã teremos a jornada de lutas com milhares de estudantes. É fazendo esta ponte entre as ruas e a grande política que as entidades cumprem o seu papel democrático e pro positivo, é este o movimento que fazemos em Minas”.
Amanhã as entidades estudantis mineiras lançam oficialmente a campanha pela retomada de seu patrimônio, o evento está marcado para as 20h no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.
Da Redação do Caderno Vermelho Minas


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: