quarta-feira, 5 de março de 2008

Expresso Cidadania cai na estrada

Eu com dirigentes da UCMG e UEE no Expresso Cidadania
Foto: Luisim Caldeira www.bemnanet.com.br

Ontem foi lançado, no Hall das Bandeiras da Assembléia Legislativa, o Expresso Cidadania, uma iniciativa do parlamento mineiro e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) em conjunto com diversas entidades, entre elas, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) e União Colegial de Minas Gerais (UCMG). A turnê visa estimular os jovens entre 16 e 17 anos a tirar seu título de eleitor, e exercer a sua cidadania já nas eleições municipais deste ano. A solenidade de lançamento foi bastante prestigiada e contou com a participação de cerca de 300 jovens, além de várias autoridades.
Em seu pronunciamento, representando os estudantes mineiros, o Presidente da UCMG, Flávio “Panetone” Nascimento, destacou a importância da conscientização juvenil e valorizou o fato da caravana se incorporar à campanha “Se Liga 16!” das entidades estudantis, "sempre esperamos um apoio como esse. É por esse caminho que vamos conquistar a ética, a inclusão social e a cultura", afirmou Panetone.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em janeiro deste ano estavam cadastrados em Minas Gerais 203.958 eleitores com 16 ou 17 anos, menos que a metade do número apresentado em 1989, primeira eleição em que os jovens dessa faixa etária puderam votar.

Montes Claros na rota da cidadania
Hoje de manhã, atendendo a convite da UCMG, fui conferir a primeira estação do Expresso Cidadania: minha querida Montes Claros.
Logo de cara, pude perceber a ótima organização e profissionalismo das entidades promotoras do evento, o Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves estava tomado por diversas atividades voltadas para os alunos e alunas da Escola Estadual Felício Pereira de Araújo. Oficinas de fotografia, vídeo e de criação de blogs, confecção de títulos de eleitor e de carteiras de identidade movimentaram os estudantes presentes.
O ator e pedagogo Marcos Frota, “mestre de cerimônias” do Expresso, deu o recado inicial, valorizando o papel do jovem na política e instigando os jovens com o tema da campanha das entidades estudantis: Se Liga 16!
Após as saudações do Dr. Antônio Adilson Salgado Araújo, Juiz da 1ª Vara Cível de Montes Claros, e do Léo Noronha, da Escola do Legislativo, um esquete teatral animou a galera e esquentou ainda mais a temperatura do Poliesportivo, na quente manhã desta quarta-feira.
Fiquei responsável pelo painel sobre o polêmico projeto que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Após serem confrontados com opiniões favoráveis e contrárias ao projeto, os jovens se dirigiam a uma urna eletrônica e registravam sua opinião. O mesmo ocorreu no painel relativo às cotas para negros em universidades públicas, coordenado pela minha amiga e companheira de luta, Maíra Dayer. Pudemos perceber que a maioria dos presentes só se informava sobre os temas através da grande imprensa, demonstrando que as escolas raramente debatem essas polêmicas em sala de aula, o que acaba gerando opiniões distorcidas e, muitas vezes, individualistas sobre os problemas apresentados.
De qualquer forma, está rolando demais. O Expresso permanece em Montes Claros até amanhã, colocando uma pulga atrás da orelha da moçada e estimulando a cidadania juvenil.

Em tempo: o calendário atualizado do Expresso Cidadania contempla também a cidade de Governador Valadares (ok Danniel?) no Vale do Rio Doce, confira aqui as datas atualizadas e saiba quando sua região será visitada.

Com informações do Caderno Vermelho Minas e Assembléia Legislativa.

A Estrada vai além do que se vê!

5 comentários:

Unknown disse...

finalmente né ramon!!!! uai é um absurdo vc não colocar a 8ª maior cidade do estado, principal cidade do leste de minas(ou por acaso alguém acha q é Ipatinga??????)e capital MUNDIAL do vôo livre.... demorou mais a verdade foi reestabelcida!
VIVA GOVERNADOR VALADARES!!!!!!

Unknown disse...

ps: vê se vc consegue guardar uma camisa do "expresso" pra mim

Anônimo disse...

Olá !
Bem lembrado Daniel:
O pico do Ibituruna, com seus 1.123m, é a única montanha que se ergue sobre os pequenos montes da região, propiciando vôos muito técnicos em 360 graus de direção. Voar em Valadares é muita viagem.....rsrs.
Grande Abraço Daniel ! Qdo vem visitar Mocity ?

"Nossa causa está cada dia mais clara e o Povo cada dia mais esclarecido" disse...

Ae Ramom muito legal teu Blog, viu! eu tô entrando nessa onda agora meio marinheiro de 1ª viagem, como vc é um cara mais experiente, gostaria que avaliasse meu blog e se possivel desse uma olhadinha no texto que postei sobre um trabalho que fiz com a juventude do meu bairro falow
um abraço e viva a UJS!!

Unknown disse...

Grande zé morais!!!!
cara to impressionado com os seus conhecimentos sobre valadares e o pico da ibituruna...vc já voou aqui em GV??????
e só t falar... apartir de domingo eu volto a morar em Moc...vmos marcar de tomar umas e botar o papo em dia....
abração, danniel