quinta-feira, 27 de março de 2008

Estudantes bombaram as ruas de Montes Claros

Montes Claros assistiu à maior manifestação popular da história da cidade. Cerca de cinco mil estudantes, segundo estimativa da Polícia Militar, saíram às ruas na Jornada de Lutas 2008. Tendo como bandeira prioritária o meio-passe estudantil, reivindicação histórica, a passeata foi organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Estadual dos Estudantes (UEE-MG), União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Diretório Central dos Estudantes da Unimontes, União da Juventude Socialista (UJS), Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) e União Popular de Mulheres (UPM).
"Estamos aqui pra mostrar, mais uma vez, que a moçada não vai sossegar enquanto o meio-passe não for aprovado" disse Lucas Alves, diretor da UCMG.
A manifestação foi precedida de mobilizações nas escolas secundaristas e nas universidades. “Em assembléia geral dos estudantes na Unimontes, definimos que não abriremos mão de nossa posição. O meio-passe deve ser para todos os estudantes, sem critério de renda e sem restrição de uso nos fins de semana. Também exigimos que o desconto não seja inferior aos 50% previstos no projeto de lei que tramita atualmente na Câmara”, afirmou o Presidente do DCE da Unimontes, Diego de Macedo.
Os estudantes de escolas e universidades dos quatro cantos da cidade se concentraram, a partir das 8 da manhã na Praça Doutor Carlos, centro nervoso da cidade, com muita empolgação e com apresentações de dança de rua. Depois de percorrer o centro da cidade, os jovens fizeram um grande ato em frente à Prefeitura, cobrando o compromisso feito pelo prefeito Athos Avelino (PPS) há dois anos atrás de efetivar essa política pública em nossa cidade.
Após o ato, o vice-prefeito Sued Kennedy (PT) e o presidente da Transmontes (Empresa Municipal de Transporte e Trânsito de Montes Claros), José da Conceição, receberam comissão formada pelos estudantes e pelo vereador Lipa Xavier (PCdoB), autor do projeto de lei do meio-passe que tramita na Câmara Municipal. Sentados à mesa de negociação estavam também o presidente do DCE da Unimontes, Diego de Macedo, o Vice-Norte da UCMG, Lucas Alves e o presidente municipal da UJS, José Lousada Neto.
E a reunião deu resultados, “foi a maior manifestação da história de Montes Claros nos últimos dez anos. E conseguiu abrir com a Prefeitura um canal de negociação que não existia. Foi formalizada uma comissão com representantes do executivo, do legislativo e dos estudantes pra elaborar um projeto consensual sobre o meio-passe, a ser apresentado dentro de 45 dias. Foi uma grande vitória dos estudantes!” afirmou Lipa. O vereador também afirmou ao Blog que irá requerer Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir o tema no final de abril.
Outra grande conquista da Jornada, foi a garantia dada pelo presidente da Transmontes de que os estudantes terão assento no Conselho Municipal de Trânsito.
Para Diego de Macedo, “essa manifestação representa o anseio de uma luta de vários anos dos estudantes. Temos plena convicção que nossa geração irá conquistar o direito ao meio-passe, a hora é agora!”
“Parabenizo a todos os estudantes que sacrificaram seu dia estudo pra lutar pelos seus direitos, às entidades que se esforçaram pra garantir essa grande mobilização, mas congratulo-me especialmente com a aguerrida militância da UJS, que não poupou esforços em mais essa batalha”, afirmou o Presidente da UJS, José Lousada Neto.


Veja abaixo algumas imagens deste dia histórico pra juventude montesclarense.


Fotos: Rodrigo de Paula e Francisco Júnior


A Estrada vai além do que se vê!

2 comentários:

Zéder disse...

Nossaaa!!!

Legal demais!!

Valeu pela atualidade da luta!!!!!!!

:D

Saudações!!

Zéder disse...

Valeu demais pela superação,
pela luta e combatividade!