segunda-feira, 18 de maio de 2009

Filosofia e sociologia no ensino médio são homologadas

O parecer que torna filosofia e sociologia disciplinas obrigatórias no ensino médio foram homologadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado em 17 Estados. As escolas terão um ano para incluir a filosofia e a sociologia na grade curricular.

Sociologia já foi matéria obrigatória entre 1925 e 1942. Mesmo sendo optativa, várias escolas continuaram com a disciplina. O governo nunca exigiu antes o ensino de filosofia nas escolas. De acordo com o relator da proposta, o conselheiro César Callegari, a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem o espírito crítico. "Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades", disse.

Segundo Ismael Cardoso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), as disciplinas ensinam a pensar, mas deve haver a preocupação de como serão ministradas. "A aprovação, sem dúvida, representará grandes mudanças na educação pública. Mas o que deve ser discutido nas salas de aula para que possamos utilizar estas disciplinas como instrumentos poderosos que são para superar o processo alienante que ainda persiste na educação?", questiona.




A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Guilhermé disse...

Estudei ambas no 2º grau. São essenciais, mas se postas como forma de estimular o raciocínio crítico e pensar a realidade social. Daquela época lembro dos nomes exóticos dos gregos sequelados, mas o que diziam só fui descobrir por conta própria bem depois.
Bom, é uma boa notícia...