quarta-feira, 13 de maio de 2009

Princípios nº 100 será lançada nesta quinta, em BH

A Fundação Maurício Grabois realiza, na próxima quinta-feira, dia 14 de maio, o lançamento da centésima edição da Revista Princípios, publicação da editora Anita Garibaldi que há 28 anos circula ininterruptamente em nível nacional. O evento começa às 19h, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (Av. Álvares Cabral, 400, Centro), e contará com a presença do jornalista, poeta e editor da Princípios, Adalberto Monteiro. A entrada é aberta ao público.

“Em tempos de fechamento de publicações, queda de circulação e crise na grande imprensa, a Princípios se destaca como uma publicação independente e que segue uma linha editorial coerente com a sua história de quase trinta anos, tratando de assuntos de interesse do país e do povo brasileiro. Esse evento de lançamento é um marco na história da comunicação brasileira. Cem edições, 28 anos devem se comemorados de forma efusiva”, explica o editor Adalberto Monteiro.

Com a atividade de lançamento, os diretores da publicação esperam difundir a edição especial, que é acompanhada de um DVD com a íntegra de todos dos cem números lançados e contribuir para ampliar a circulação da revista. Já foram 28 anos de circulação ininterrupta, 485 colaboradores voluntários, 1.584 textos e mais de 7.500 páginas publicadas.

“É uma conquista da imprensa democrática, patriótica, popular de nosso país que em condições muito adversas busca empreender um contraponto ao monopólio midiático”, declara o editor Adalberto Monteiro. Segundo ele, a revista é “uma obra que provém de muitas mãos, de muitos cérebros, de muitos apoios. Toda colheita é obra social, coletiva”.

Edição especial

Com 130 páginas de artigos, a centésima edição de Princípios tem como tema central a crise do capitalismo. Há colaborações de autores das mais variadas áreas de atuação e do pensamento, como os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Cuba, Raúl Castro, o escritor Ariano Suassuna, e os presidentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp.

Junto à edição especial, a Editora Anita Garibaldi lançou o CD Coleção Princípios, com a íntegra de todo o conteúdo já publicado pela revista desde o primeiro número, de 1981. “É possível conferir capas, textos e ilustrações de qualquer período da revista”, informou Ana Paula Bernardes, diretora-executiva da editora. O CD tem, ainda, “mensagem do editor”, breve biografia do presidente de honra do PCdoB, João Amazonas, linha do tempo, sistema de busca e índice remissivo.


Serviço:

LANÇAMENTO EDIÇÃO ESPECIAL - REVISTA PRINCÍPIOS Nº 100
Data: 14 de maio, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (Av. Álvares Cabral, 400, Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: (31) 3214.0068
Caderno Vermelho Minas



Eu já recebi a minha Princípios (sou assinante). Vale a pena comprar a sua, clicando aqui.



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: