sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fasubra se desfilia da CUT

A Fasubra Sindical (Federação de Sindicatos de Trabalhadores da Universidade Brasileira) já não é mais filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores). A polêmica decisão foi tomada quinta-feira (14), após um acirrado debate, pela maioria dos delegados do XX Congresso da entidade, que ocorre em Poços de Caldas (MG) e deve ser encerrado sábado (16). O secretário geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Pascoal Carneiro, acompanhou a reunião e elogiou a posição dos congressistas que, em sua opinião, "contribui para a unidade dos trabalhadores".

Comemoração após resultado da votação da proposta de desfiliação da CUT

A votação, em urnas, começou à tarde, com 970 delegados presentes. A apuração foi encerrada às 22 horas com o seguinte resultado: 510 votos a favor da desfiliação, 454 pela manutenção da federação na CUT, 3 abstenções, 2 votos em branco e 1 nulo. Encerra-se, assim, um período de 23 anos em que a Fasubra Sindical foi uma entidade cutista, que representa 47 sindicatos, com 200 mil trabalhadores e trabalhadoras na base, fundada há 30 anos.

Independência e unidade
João Paulo Ribeiro (JP), coordenador geral da federação, foi um dos que defenderam a proposta de desfiliação aprovada pela maioria. Falando em nome da CTB, ele argumentou que uma “entidade classista e plural como a Fasubra Sindical não deve ser filiada a nenhuma central, mas se manter autônoma, relacionando-se com todas as centrais e respeitando as diferentes tendências e opiniões. Esta é a forma de manter a unidade da entidade, que estaria comprometido caso a filiação à CUT, decidida há 23 anos, fosse mantida”.


João Paulo, dirigente da CTB, que defendeu a proposta de desfiliação

O resultado, em sua opinião, “mostra que o ponto de vista da CTB está em harmonia com o sentimento e a consciência da maioria. Foi uma vitória da unidade, uma vitória da CTB e das demais forças (Intersindical e Conlutas) que, neste caso, tomaram posição contra a CUT” .

Fátima Reis, diretora executiva da CTB, durante a votação

Nesta sexta (15), de acordo com informações de João Paulo, será realizada a eleição para renovar a diretoria da entidade. O pleito terá início às 19 horas. A diretoria é composta por 25 coordenadores nacionais e 5 membros do Conselho Fiscal, através do sistema de proporcionalidade qualificada.


Fotos: João Zinclair




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: