segunda-feira, 25 de maio de 2009

Escolha dos livros didáticos deve ser democrática


O debate sobre os critérios de escolha dos livros didáticos voltou à tona com os recentes erros cometidos pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

O primeiro erro foi a distribuição de cerca de 500 mil livros didáticos de geografia, usado por alunos da 6ª série do ensino fundamental nas escolas públicas, que mostra o Paraguai duas vezes em um mapa da América do Sul e exclui o Equador.

O mais recente foi a compra de 1.700 exemplares do livro “10 na área, um na banheira e ninguém no gol”, distribuídos a alunos da 3ª série do ensino fundamental, cuja faixa etária varia em torno de 9 anos. A publicação contém palavrões, expressões e imagens de conotação sexual e também referências ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que nasceu dentro dos presídios paulistas.

Livros para 2010
Esta é a época do ano em que o corpo docente da escola faz a seleção dos livros didáticos que serão adotados em 2010 no ensino fundamental dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Neste ano foram adotadas mudanças em relação aos programas anteriores. Uma delas é que a escolha das obras se dará agora única e exclusivamente via internet no site www.fnde.gov.br, no campo Escolha PNLD 2010. Portanto, o Guia de Livros Aprovados não será acompanhado do formulário de escolha impresso.

O FNDE enviará pelo correio um login e uma senha para acesso ao Sistema de Registro de Escolha. A direção da escola será a responsável pela guarda e sigilo desses dados. A escolha dos livros deverá ocorrer entre 8 e 28 de junho de 2009. Em adequação à implantação do ensino fundamental de 9 anos, previsto pela Lei no. 11.274, de 06/02/2006, as obras aprovadas estarão agrupadas para atender alunos de 1ª ao 5ª ano.

É muito importante que todo o processo de escolha seja transparente à comunidade. Por isso, a direção da escola deve divulgar em suas dependências e em lugar de boa visibilidade o Comprovante de Registro da Escolha feito pela internet junto com o Registro da Reunião de Escolha PNLD 2010. Os documentos originais deverão ficar na escola pelos próximos cinco anos à disposição para eventual consulta.

Segundo o livreiro Ronilson Melo, “o cuidado na escolha dos livros é fundamental para garantir que o processo de ensino-aprendizagem se efetive”. Como exemplo de boa escolha, Melo cita o livro “Contos e Encantos Mineiros” da Base Editora. Segundo o livreiro, “é o único título sobre a história regional escrito por historiadores mineiros e voltado para os alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental”.

Maiores informações em www.fnde.gov.br, dentro do campo Livro Didático.


Contatos e solução de dúvidas também poderão ser feitos por telefone: 0800-616161 ou via e-mail:sac@fnde.gov.br. Contatos com Ronilson Melo através do fone (38) 9115 9050.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: