quinta-feira, 28 de maio de 2009

Conferência debate políticas e projetos sobre a igualdade racial

De cotas raciais em universidades à demarcações de terras em áreas quilombolas. A II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, tratou sobre diversos assuntos relacionados a igualdade étnica.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e por movimentos sociais, teve como principais objetivos a criação da Secretaria Estadual de Políticas de Igualdade Racial e o reconhecimento do dia 20 de novembro como feriado estadual pelo Dia da Consciência Negra.

Mais de 400 pessoas compareceram aos debates, que ocorreram no Sesc Venda Nova. Entre elas, o deputado estadual Carlin Moura; o deputado federal Antônio Roberto, representando a Câmara Federal; o deputado estadual Agostinho Patrus Filho, representando a Sedese; e o ministro-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos.

De acordo com o presidente da União de Negros pela Igualdade de Minas Gerais (UNEGRO), Alexandre Braga, o evento foi extremamente bem sucedido: “Foi uma atividade que atingiu muitas pessoas e foi bastante democrática”, avaliou. Segundo Alexandre, os objetivos da Conferência foram alcançados: “A criação do Conselho Estadual de Igualdade Racial foi aprovada por consenso. Além dela, a criação da Secretaria Estadual de Políticas de Igualdade Racial, que é uma proposta que caminha desde 2005, também obteve êxito. Agora, os projetos serão remetidos ao Governo Estadual, em busca de execução”, explica.

O presidente da UNEGRO conta que o momento mais delicado da Conferência foi a mesa da aprovação do regimento interno de funcionamento da Conferência. O debate foi coordenado pelo deputado Carlin Moura: “Foi o momento mais difícil. Carlin foi muito elogiado por sua enorme capacidade de mediação. Sem ele seria difícil” explica.

O mandato do deputado estadual Carlin Moura ha muito vem defendendo as causas do povo negro em Minas Gerais. Além de participar do Conselho Estadual de Promoção a Igualdade Racial, o deputado elaborou três Projetos de Lei em favor dos movimentos negros: o que sugere a aprovação do dia 20 de novembro como feriado estadual pelo Dia da Consciência Negra; o que pede reserva de vagas para afro-brasileiros em concursos públicos; e o que pede reserva de vagas para afro-brasileiros em peças publicitárias de órgão das administrações públicas direta e indireta do Estado de Minas Gerais.




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: