segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

UJS Minas convoca 8º Congresso

UJS-MG realiza curso de formação e convoca 8º Congresso

Três dias de intensos debates e muito estudo, essa foi a maratona encarada por mais de 60 jovens filiados a União da Juventude Socialista de Minas Gerais (UJS-MG). Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, a UJS-MG, através da diretoria de formação, realizou o Curso Estadual de Formação na Escola Municipal José Ovídio Guerra, em Contagem.

O Curso teve como objetivos o aprimoramento do conteúdo das disciplinas de formação política dos militantes, bem como, contribuir para o fortalecimento da entidade e as definições programáticas para 2010.

De acordo com a presidente da UJS-MG, Viviene Xavier, o curso alcançou os objetivos propostos. “Foi um curso de nível básico, mas muito rico em sua grade pedagógica, como é o caso dos módulos: Introdução ao Marxismo/Leninísmo, Estado/Nação, Tática/Estratégia e Análise de conjuntura, imprescindíveis para a formação dos participantes interessados em desenvolver espírito crítico quanto à sua participação no processo democrático de escolha, bem como conhecer os poderes e órgãos instituídos”, esclarece Viviene.

Para Rafael Leal, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Betim (UMES- Betim), deveria ter mais cursos de formação, como o que ocorreu. “Foi muito bom. Destaque para as aulas que analisaram o desenvolvimento brasileiro e os momentos de crise do capitalismo. Acho que deveria ter pelo menos dois cursos como este durante o ano ”, reivindica Leal.

O curso contou com a participação do diretor nacional de organização da UJS, André Tokarski e da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG). As palestras foram ministradas por um conjunto de professores que compõem o quadro de formação do Partido Comunista do Brasil, como Zito Vieira, Murilo Ferreira, Sérgio Danilo, Fagner Sena e Diogo Santos.

No domingo (24), aconteceu a plenária da UJS-MG que convocou o 8º Congresso Estadual da entidade com indicativo para o final do mês de maio, ou início de junho. Foram abertas as inscrições para propostas de candidaturas das cidades que queiram sediar o evento. Até o momento, duas cidades já se inscreveram: Belo Horizonte e Juiz de Fora. No dia 15 de março a executiva estadual da UJS-MG divulgará o local e datas para a realização do Congresso.

Ainda durante a plenária, foi aprovada a inclusão de dois nomes para a executiva estadual da UJS. Flávio Panetone para a diretoria de Organização e Débora Medeiros para a diretoria de Formação.

Fabrício Menezes, para o Caderno Vermelho Minas


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Unknown disse...

oi eu me chamo TARIN e sou da UJS MANAUS e gostaria de lhe pedir uma informação, eu gostaria de saber aonde fica a sede da UJS de JUIZ de fora se você poder me responde aonde fica esse é o meu orkut tarinfreitas@yahoo.com