sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval de rua começa hoje

O “Carnaval de Rua/2010”, retomado pela atual administração municipal, através da Secretaria de Cultura, terá como palco a avenida Doutor João Luiz de Almeida (trecho de 360 metros lineares entre a Câmara de Vereadores e a Ponte Preta, continuação da avenida Sanitária), e será aberto como nos velhos tempos em que a festa momesca era promovida em Montes Claros. Serão preservadas as características tradicionais e data oficial, com desfile do Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval, em carro aberto. Na oportunidade, o prefeito Luiz Tadeu Leite repassará a “chave” da cidade ao Rei Momo, que, simbolicamente, comandará os festejos, por quatro dias.

Melancias, abacaxis, cocos, diversos gêneros tropicais, em tamanho de quase dois metros, serão parte da decoração do carnaval de Montes Claros. “Daremos ao carnaval um visual bastante colorido, com ênfase para elementos tipicamente brasileiros e, sobretudo, comuns a todos nós, em nossa região”, ressaltou o artista plástico, Roberto Marques, da Divisão de Cultura, responsável pela elaboração e confecção das alegorias.

Marques coordenou os trabalhos, feitos por uma equipe de 12 pessoas, entre artesãos, pintores e serralheiros. Os adornos vão deixar a avenida com aspecto bem tropical, e foram inspirados nas alegorias que celebrizaram a figura de Carmem Miranda. A pequena notável ganhou o mundo com sua arte, trejeitos do povo brasileiro, e com seus turbantes repletos de frutas tropicais. “São alegorias que nos ajudam no processo de retomada do carnaval de rua, no resgate das antigas folias momescas”, afirmou.

COBERTURA TOTAL - Ainda de acordo com Roberto Marques, outra atração será o efeito que alguns materiais reciclados proporcionarão como as gigantescas alegorias em forma de lustres e que serão distribuídas ao longo da área de 360 metros lineares reservada para os foliões. “Todo este espaço receberá alegorias”, destacou o artista plástico. A área também vai receber 50 coqueiros, em cores vibrantes e variadas.

Também serão instalados dois portais de entrada para o público, e mais quatro torres com pinturas de confetes, serpentinas, instrumentos musicais e outros motivos que compõem o carnaval. “Sem dúvida que as alegorias serão um espetáculo à parte, complementando, de forma brilhante e alegre, o retorno do nosso carnaval de rua, embora o tempo que tivemos para confeccioná-las tenha sido curto”, finalizou Roberto Marques.

“Teremos uma festa no melhor estilo dos carnavais passados, sem excesso de som, até pela inexistência dos barulhentos trios elétricos, que serão trocados pela baterias dos blocos caricatos”, ressaltou o secretário Ildeu Braúna.

Confira a programação do Carnaval de Rua de Montes Claros:

SÁBADO - Dia 13, às 21 horas, acontece abertura oficial do carnaval, quando o prefeito Luiz Tadeu Leite, na presença da Rainha (Mariana Martins) e das Princesas (Gláucia e Daniele) entregará a chave da Cidade ao Rei Momo (Pablo Ruam). Desfilarão, em seguida, os “Blocos dos Iniciantes”: Vilajart, Piratas, Idosos em Ação, Montes-clareou, Dandalunda e Esporte Levado a Sério. Pelo “Bloco dos Tradicionais”, a partir das 24h30, de acordo com o sorteio, desfilam o Formigão, Feijão Maravilha e Saci.

DOMINGO - Dia 14, o desfile será aberto às 20h30 com os “Blocos dos Iniciantes”, Tromba do Elefante, Bloco das Virgens, Cara de Pau, Caminhar com Saúde, Unidos Pelo Samba e Unidos dos Santos Reis. Os tradicionais ganharão a avenida por volta da meia noite, com a Academia da Vila, Leguedê, Só Alegria e Tambor e Lata. “Nestes dois dias, os blocos desfilarão para critério de avaliação para a premiação final, processo que não ocorrerá nos dois últimos dias de folia, 15 e 16”, acrescenta Gilmar Ribeiro.

SEGUNDA E TERÇA - Dia 15, segunda-feira, a programação terá início mais cedo, às 19h30, quando todos os 19 blocos desfilarão na avenida. Dia 16, terça-feira, está previsto o desfile dos vencedores, quando também se dará a entrega da premiação, que soma R$ 17 mil. “Portanto, está tudo pronto para que realizemos uma festa alegre, colorida, com segurança e, sobretudo, que trará de volta à cidade a tradição dos velhos carnavais”, salientou o secretário de Cultura, Ildeu Braúna, que aguarda pela presença de milhares de montes-clarenses nos quatro dias de folia. “Sem dúvida o cidadão estará presente. Afinal, a retomada do carnaval tradicional, pelas ruas da cidade, promoção da Prefeitura, é uma cobrança da população e que está sendo prontamente atendida”, finalizou Braúna.



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: