segunda-feira, 6 de julho de 2009

"Temos o dever de acabar com o projeto neoliberal que vigora no nosso estado"

Plenário do 41º Congresso da UEE-MG, na Universidade Federal de Viçosa
Foto: www.carlinmoura.com.br

Luiza Lafetá, presidente eleita da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) fala sobre os futuros desafios de sua gestão na entidade.


Como você está se sentindo sendo eleita no Congresso da UEE Minas?

Ser eleita em um Congresso tão representativo e disputado trás um sentimento de grande responsabilidade. A União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais é uma das entidades mais importantes do estado, estar à frente desta é representar um sentimento de mudanças radicais no nosso estado. Mudanças que influenciarão na disputa de 2010 e farão acabar com as forças reacionárias e neoliberais que governam nosso estado hoje.

Quais são os desafios para a próxima gestão?

A próxima gestão tem grandes desafios pela frente. No próprio congresso já conseguimos demarcar os desafios. Transformar a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em estadual de fato é um deles, pois esta universidade só é publica na capital, pois no interior são cobradas altas taxas de mensalidade. Construir grandes lutas em defesa do restaurante universitário da Unimontes. Realizar um Conselho Estadual de Entidades de Base (CEEB) para reformular o nosso Estatuto e principalmente, reconquistar a nossa sede histórica que foi tirada dos estudantes mineiros na ditadura, além de derrotar o projeto neoliberal que vigora hoje em nosso estado, que segue na contramão dos avanços do nosso país e assim garantir a duplicação dos investimentos em educação em Minas.

Qual sua expectativa para o 51º Congresso da UNE?

O Congresso da UNE é sempre um momento de muita expectativa, pois é quando estudantes de todo o Brasil se reúnem para debater o futuro da educação do nosso país. Esse congresso vem num momento muito importante, pois ocorrerá a Conferência Nacional de Educação e a UNE tem que ser protagonista nas propostas de um novo plano nacional de educação e no congresso vamos coroar o projeto de Reforma Universitária, como o documento base dos estudantes brasileiros para a Conferência. O 51° CONUNE também dará grandes contribuições para a soberania nacional no que tange a campanha nacional d'"O petróleo tem que ser nosso!". E assim vamos fazer da UNE cada vez mais a referência para toda sociedade como a entidade que pauta o avanço e o progresso da nossa nação, a entidade sempre presente nas lutas em defesa do Brasil.

Qual será o papel da UEE Minas em relação as eleições presidenciais de 2010?

A UEE-Minas vai cumprir um grande papel no próximo período, pois vamos passar por um desafio muito importante para as próximas gerações de Minas. Nós estudantes temos o dever de acabar com o projeto neoliberal que vigora no nosso estado e anda na contramão do resto do Brasil. Vamos fazer muitas lutas em defesa de um novo projeto em Minas, um projeto voltado para a educação, para as áreas sociais, pelo fim do choque de gestão, queremos um projeto progressista aliado com as demandas da juventude e dos estudantes. A UEE deve influenciar os estudantes de cada universidade de Minas Gerais, apontar os novos rumos que queremos para o nosso estado. Eleger um governador aliado ao nosso projeto de desenvolvimento é papel dos estudantes de Minas para 2010.




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: