quarta-feira, 22 de julho de 2009

Socialismo é ciência


UJS tem participação destacada na 61ª Reunião Anual da SBPC

A frente de jovens cientistas da UJS (União da Juventude Socialista) participou ativamente das atividades da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que aconteceram na última semana (12 a 17) em Manaus (AM). Além de contribuir com o debate realizado pela Fundação Maurício Grabois, a UJS filiou cerca de 300 jovens cientistas, com a continuação da campanha “Socialismo é Ciência”.

Seu panfleto anunciava a construção de um novo amanhã, a partir da poesia “Venho armado de amor”, do poeta amazonense Thiago de Mello, e conclamava os jovens cientistas, presentes na reunião, a participarem dessa construção. A participação da militância secundarista amazonense foi decisiva para uma boa intervenção da entidade nesse que é o maior encontro dos jovens cientistas de todo o país.

Para Elisangela Lizardo, diretora de jovens cientistas da UJS e diretora da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), “essa foi sem dúvida a maior e a mais qualitativa atividade da União da Juventude Socialista na Reunião Anual da SBPC. Não à toa, dialogamos com centenas de jovens cientistas de todo o país.”

A ANPG também participou ativamente das atividades da Reunião da SBPC. Através da atuação de três diretores — Luisa Barbosa, Elisangela Lizardo e Fabio Plut —, de seu presidente, Hugo Valadares, e da comissão Pró-APG da Ufam, a ANPG, entidade representativa dos pós-graduandos brasileiros, teve participação destacada desde a abertura até a plenária final da Reunião.

Além da ANPG participaram também a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) — representando também a União Nacional dos Estudantes (UNE) — e diversas entidades municipais secundaristas, grêmios estudantis, centros acadêmicos (CAs) e diretórios centrais dos estudantes (DCEs).

Abertura
Na abertura oficial da 61ª Reunião Anual da SBPC — que ocorreu na praça central da cidade de Manaus, ao lado do imponente Teatro Municipal —, entre as falas do presidente da SBPC, do governador do Amazonas, do ministro de Ciência e Tecnologia do governo federal e de outras importantes personalidades políticas, os presidentes da ANPG, UBES e UEE-AM destacaram a importância do evento e as pautas reivindicativas das entidades.

Ismael Cardoso, presidente da UBES, destacou a importância do investimento em pesquisa, ciência e tecnologia nas escolas, a importância das feiras e laboratórios de ciência e do investimento nos jovens cientistas. Também se manifestou contrário aos cortes no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC) e convidou todos os presentes para a 1ª Feira de Ciência da UBES, que acontecerá junto ao 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais, na cidade do Rio de Janeiro, de 5 a 7 de setembro.

Maria das Neves, presidente da UEE-AM, destacou a importância do principal evento científico do país acontecer no estado do Amazonas, no coração da floresta. Maria defendeu o massivo investimento em pesquisa no estado, a valorização da diversidade da floresta amazônica e a ocupação da floresta a partir da ciência.

Hugo Valadares destacou as pautas políticas da ANPG, aprovadas no 37º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (Conap). O presidente da ANPG também se manifestou contra os cortes no MCT e no MEC, destacou a importância do reajuste das bolsas de mestrado e doutorado e da aprovação do PL dos Pós-Graduandos. No final, conclamou todos os pós-graduandos presentes a participarem das atividades da ANPG na Reunião da SBPC e da Caravana pelo PL dos Pós-Graduandos — que acontecerá em Brasília, no próximo mês de setembro.

Na abertura, as entidades estudantis também distribuíram o folder das entidades — com parte da programação da Reunião Anual da SBPC e com destaque às atividades propostas pelas mesmas; o leque da ANPG —, com apresentação da entidade e a pauta reivindicativa aprovada no Conap; e o panfleto da UBES – convidando os pesquisadores secundaristas a participarem de sua Feira de Ciência.

Desenvolvimento nacional
As entidades também participaram da Conferência com o ministro Sérgio Machado Rezende, do MCT, sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional. A conferência destacou os números da pós-graduação brasileira hoje, o aumento das bolsas da Capes e do CNPq, a descentralização do investimento em pesquisa, os dados sobre inovação e a ainda concentração dos programas de pesquisa no Brasil, focalizados na região Sudeste, com destaque para a cidade de São Paulo que detém cerca de 700 programas.

Nessa conferência, a ANPG destacou a importância do maior investimento em pesquisa e enfatizou a necessidade de investirmos nos pós-graduandos, a partir do aumento das bolsas. A entidade também questionou sobre os impactos do corte no orçamento do MCT ao Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010(PNPG).

Com o tema “PET: Amazônia, Sociobiodiversidade, Tecnologia e Estatuinte”, o 16º Enapet (Encontro Nacional dos Grupos PET) reuniu centenas de pesquisadores de todo país. Na abertura do evento, Hugo Valadares destacou a importância do Enapet para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Hugo — que já foi representante discente dos grupos PET — ressaltou em sua fala o quanto sua passagem na representação dos grupos PET foi importante para sua formação política e social, bem como sua militância na ANPG.

ANPG, UBES e UEE-AM também participaram do Grupo de Trabalho (GT) de educação “Políticas Educacionais de Pós-graduação, Graduação, Ensino Médio e Fundamental”. O GT debateu dados da educação em todos os níveis do país, ressaltou a importância da erradicação do analfabetismo e elaborou uma moção a favor do progressivo desenvolvimento educacional e contra a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas.

Na mesa “Ciência e Educação: O Papel da Universidade na Construção do Desenvolvimento Nacional”, realizada no auditório Rio Solimões, o principal da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), foi aprofundado o debate sobre a graduação e pós-graduação brasileira, tendo ressaltado a questão do mestrado profissional e da Portaria 7, aprovada no último mês de junho.

A mesa, proposta e mediada pela ANPG, contou com a participação da professora Marilene Correa da S. Freitas, reitora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e o professor Lívio Amaral, da Capes. Marilene destacou a ossificação da UEA em todo o Amazonas e sua progressiva ampliação. A professora salientou que é fundamental as universidades terem autonomia para ampliar seus cursos e campus e que essa ação deve ser desenvolvida com pioneirismo.

Já Lívio Amaral traçou um detalhado quadro sobre o papel da Capes como agência de fomento, o papel central do portal da Capes e da sua sessão de periódicos, divulgando a pesquisa no Brasil e também sobre a recém aprovada Portaria 7, sobre o mestrado profissional.

Luisa Barbosa, diretora de comunicação da ANPG, ressaltou algumas opiniões sobre essa modalidade de mestrado que, a partir da portaria recém-aprovada, passa a ter o mesmo status do mestrado acadêmico. Luisa enfatizou que, “a partir da aprovação da portaria, é fundamental que o mestrado profissional tenha os mesmos critérios de avaliação do mestrado acadêmico”.

A diretora ainda salientou que “o corpo docente que ministrará aulas para os alunos do mestrado profissional deve ter um percentual elevado de doutores, garantindo assim a qualidade do ensino e absorção qualificada desses profissionais no mercado de trabalho”.

Ciência e cultura
Cientistas, professores, estudantes e autoridades políticas e acadêmicas prestigiaram também o debate ''Amazônia: Ciência e Cultura'', que reuniu personalidades como o célebre poeta amazonense Thiago de Mello; o presidente de honra da SBPC e coordenador do projeto Museu da Amazônia, Ennio Candotti; o deputado estadual licenciado e atual secretário da Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra; além de Hugo Valadares.

Coordenada pelo historiador Augusto Buonicore, a mesa — promovida pela Fundação Maurício Grabois, com apoio da ANPG — fez parte da programação oficial da 61º SBPC. A ocasião serviu também de palco para o lançamento das duas últimas edições da revista Princípios (de números 100 e 101) e para a apresentação da nova diretoria estadual da Fundação Maurício Grabois.

No encontro “Ciência em Movimento: Em Defesa dos Direitos dos Pós-Graduandos”, proposto pela ANPG, Luisa Barbosa fez um balanço sobre os direitos conquistados dos pós-graduandos e destacou a importância da luta política para a efetivação de direitos e da organização de APGs em cada instituição de ensino. Já a professora Selma, pró-reitora de pesquisa da Ufam, levantou dados sobre os direitos dos pós-graduandos no Amazonas: meio-passe para todos os pós-graduandos, a bolsa da Fapeam com valor acima das bolsas Capes e CNPq e a ampla assistência estudantil.

Na Assembleia da SBPC, foi empossada a nova diretoria da entidade, levantado o balanço político e financeiro da gestão bem como os desafios da próxima diretoria. O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, ressaltou a importância da parceria entre a ANPG e a SBPC e parabenizou a participação ativa da entidade durante toda a Reunião Anual.

Elizangela Lizardo, diretora da ANPG, agradeceu a referencia positiva de Raupp e convidou todos os pós-graduandos, professores e pesquisadores a participarem do 1º Salão de Divulgação Científica da ANPG, que acontecerá na Semana Nacional de C&T do MCT, no final de outubro, na PUC-SP.

Do Portal Vermelho, com informações da ANPG


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: