quarta-feira, 22 de julho de 2009

Filhos da Democracia

Plenária Final do 51º Congresso da UNE
Foto: Blog do CUCA

O Blog do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), ferramenta livre de comunicação da juventude, esteve por todos os dias no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Muitos líderes do movimento estudantil colaboram com esse blog. Somos jovens e reconhecemos nas entidades estudantis o caminho para discutirmos os destinos da nossa geração. O lema desse 51º Congresso da UNE foi "Brasil, mostra tua cara". E o Brasil estava lá. Da sua reconstrução aos dias de hoje, a UNE demonstra que continuam nascendo aqueles que dão continuidade à luta de um povo e que essa geração carrega fortes sentimentos de esperança.

Celebrados os 30 anos de sua reconstrução, a UNE ainda é a preferida dos anti-patriotas quando se trata de desmoralizar os movimentos democráticos do País. Consideramos que a abordagem de alguns meios de comunicação a respeito da UNE desrespeita, numa vã tentativa de desqualificar o movimento estudantil, a escolha dos brasileiros de todas as partes que foram ao mais representativo congresso da sua história. Isso demonstra que setores anti-populares e antipáticos aos movimentos sociais e que se aliam a fragmentos esquerdistas estão apostando tudo nos seus meios de comunicação.

Para encobrir o significado histórico da geração que hoje está organizada em mais de 90% das universidades brasileiras, pautando o Estado nas suas políticas públicas, e recebendo o presidente da República, como ocorrido na semana passada, esses estranhos saudosos da ditadura destacam a idade do atual presidente da UNE como se entendessem sobre povo na universidade e a UNE estivesse fora dela. Mal sabem que a universidade de hoje já não é apenas dos filhos da elite e está se abrindo para os que convivem com o mundo do trabalho e com a luta social. Já a UNE de hoje é dos que constroem trajetória de participação nas conquistas sociais e democráticas do País, organizados em DCEs, UEEs e que não têm mais suas trajetórias interrompidas pela censura.

Sobre a universidade, o professor Ronaldo Mota retrata o perfil da universidade brasileira contemporânea em um estudo publicado no último ano. Segundo ele, em 2006, 40% dos estudantes universitários tinham 25 anos ou mais, e que no final da década teremos uma maioria de estudantes com mais de 25 anos. Em 2006 isso já era uma realidade no setor privado.

É certo que no Brasil de hoje ainda vivem os que vêem a ditadura com certa brandura. Esses são os inimigos de hoje que a UNE e os movimentos sociais enfrentam. Cada brasileiro a mais no processo participativo de construção nacional é um privilégio a menos para esta elite antiga e ultrapassada, o que estimula cada vez mais sua fúria, como a que ela demonstra quando o assunto é democratizar os meios de comunicação. O CUCA apoiará uma profunda reforma dos meios de comunicação durante os trabalhos da I Conferência Nacional de Comunicação. Faremos côro com a UNE em seu lema "Quando eu soltar a minha voz, por favor entenda".

Somos filhos da democracia. Nossa universidade está se pintando de novas cores. Nossos trabalhadores estão na universidade junto com seus filhos. Não há mais idade certa para sonhar com a universidade.




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: