segunda-feira, 23 de março de 2009

Polícia agride estudantes em Campina Grande


Estudantes foram agredidos pela Polícia Militar da Paraíba quando encerravam um protesto contra o aumento de passagens nos ônibus em Campina Grande. A atividade no Terminal de Integração era mais uma da série de manifestações pacíficas contrárias ao aumento exorbitante da passagem que passou de R$1,55 para R$ 1,70.

Além de protestar contra o reajuste, os manifestantes exigiam melhoria do serviço oferecido. Durante a semana ocuparam o Gabinete do Prefeito e a Câmara de Vereadores além de realizarem passeatas pelo centro da cidade. Sem nenhum incidente o grupo de centenas de alunos das redes pública e particular e da região exercitou o seu direito democrático de livre expressão e foi apoiado pela população, que penalizada com o aumento engrossava o coro: ASSALTO GIGANTE NO BOLSO DO ESTUDANTE.

Quando o protesto já se encerrava entrou em cena a tropa de choque e viaturas da ROTAM -- essas equipes não deveriam estar contendo a violência latente em Campina?! -- Com brutalidade iniciaram a revista em pessoas que ainda estavam no local. A confusão começou quando uma estudante se recusou a ser revistada por um homem e exigiu a revista por uma policial feminina. Alegando que conhecia seus direitos Samara Silva, diretora da entidade estadual que representa os estudantes secundaristas rcebeu voz de prisão.

Indignados com o abuso de autoridade a reação foi geral. Aos gritos de protesto seguiram-se agressões, prisões irregulares e o despreparo por parte daqueles que deveriam defender e proteger nossos jovens e adolescentes. Testemunhas afirmam que até mesmo uma estudante do curso de Psicologia, que ao terminar o protesto apenas observava a movimentação foi levada a delegacia.

Conversei por telefone com alguns organizadores dos protestos e a sensação de humilhação era consenso na fala de todos. Outro consenso era a continuidade do movimento. Na terça-feira, 24, outra manifestação foi convocada. Dessa vez, após a intervenção policial e a tentativa do Sindicato dos Empresários de transpostes Públicos de culpar os estudantes pelo aumento -- eles alegam que a passagem é cara para compensar as despesas geradas pela meia-passagem estudantil -- o movimento espera colocar mais de três mil pessoas na rua. Se pudesse, eu também estaria lá!

Clique aqui para ver matéria da TV Paraíba que fez matéria a respeito do incidente.

Do Blog da querida Aninha Santos


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Dan disse...

E existem pessoas q ainda acreditam q isso é realmente uma democracia....camarada, prefiro nao me estender mto nos comentarios pq preciso dumir, mas antes precisava deixae expressada minha indignação, solidariadade e espirito de luta a todos os estudantes de Campina Grande, Vamos a Luta meus camaradas, pois se a Tarifa nao Baixar a cidade vai parar! "EXPLODE CORAÇÃO NA MAIOR FELICIDADE! SE NAO BAIXAR O PASSE, OS ESTUDANTES VÃO PARAR ESSA CIDADE! POLICIA PRA LADRÃO, PRA ESTUDANTE NÃO!!!"

Dan-UBES/SC