quinta-feira, 5 de março de 2009

ALMG realiza debate público sobre o Plano Decenal de Educação


UEE e Unimontes participarão do debate

No próximo dia 13, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai promover o debate público “Plano Decenal: metas e ações estratégicas para a educação em Minas Gerais”. A iniciativa é da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática e o evento reunirá autoridades e especialistas na área educacional. Um dos convidados para a discussão é o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

Serão discutidas as metas e ações estratégicas para a política educacional do Estado de Minas Gerais para os próximos 10 anos. As metas estão estabelecidas no Projeto de Lei 2.215/2008, do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais. O encontro servirá ainda como preparação para Fórum Técnico do Plano Decenal de Educação do Estado.

O professor Paulo César de Almeida será um dos expositores do primeiro ciclo de debates do encontro, com início previsto para às 9h30m. Serão discutidos os temas: níveis, etapas e modalidades da educação, envolvendo educação infantil, ensino fundamental, médio e superior; educação de jovens e adultos, especial, tecnológica e de formação profissional. Também serão discutidas outras modalidades de educação, como indígena, do campo e quilombola.

Entre outras autoridades e convidados, também participarão da discussão como expositores: o secretário adjunto de Educação de Minas Gerais, professor João Filocre Saraiva; a diretora da Superintendência de Educação Infantil e Fundamental da SEE, professora Maria das Graças Pedrosa Bittencourt; o professor José Cosme Drumond, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); e a professora Antônia Vitória Soares Aranha, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também serão debatedores o presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e vice-presidente regional do Estado de Minas Gerais e Espírito Santo da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Flávio Nascimento e o presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE/MG), Diogo Oliveira Santos.

O encontro terá continuidade na parte da tarde (a partir das 14 horas), com abordagens dos temas: “formação e valorização dos profissionais da educação”; “financiamento e gestão” e “diálogo entre as redes de ensino e sua interação”. As discussões serão encerradas às 17 horas.

Para conferir a programação completa clique aqui.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: