terça-feira, 24 de março de 2009

DCE participa de aula inaugural em Francisco Sá

Na última quarta-feira (18 de março), o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes (DCE Unimontes), Daniel Dias esteve na cidade de Francisco Sá palestrando na aula inaugural do cursinho pré-vestibular gratuito da Escola Estadual Tiburtino Pena. Daniel discorreu sobre o acesso à universidade, com enfoque especial na Unimontes. Foram apresentadas as diversas modalidades de seleção como o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), o sistema de reserva de vagas e o Vestibular Tradicional. Daniel também apresentou as possibilidades de financiamento para aqueles que forem estudar no ensino privado como o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). “É muito importante que o DCE saia da Unimontes para interagir com estudantes secundaristas que têm como objetivo estudar em uma universidade pública”, afirmou Daniel.

A cinqüentenária Escola passa por sua primeira reforma estrutural desde a inauguração, pouco depois de ser homenageada por seus resultados na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OBLP). Segundo a diretora Rosane Silveira, “o esforço coletivo da comunidade escolar nos possibilita colher importantes frutos como o resultado na OBLP, a melhoria das instalçaoes escolares e a continuidade do cursinho pré-vestibular gratuito, que entra em seu segundo ano de existência”. No ano passado a escola preparou mais de cem alunos para os vestibulares, com vários deles aprovados na Unimontes, a expectativa para este ano é de é de um número ainda maior de aprovados.
Ramon Fonseca, assessor de comunicação do DCE, Rosane Silveira, diretora da E. E. Tiburtino Pena e Daniel Dias, presidente do DCE.

Fruto da parceria entre o DCE, da E.E. Tiburtino Pena e da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), a aula inaugural representou o pontapé inicial de mais uma mobilização estudantil. “A parceria com os estudantes universitários ajuda no fortalecimento da UCMG. Nosso próximo passo é lançar a campanha de criação e fortalecimento de grêmios estudantis em todo o norte de Minas”, ressaltou Lucas Alves, vice-regional Norte da UCMG.
Fotos: Arquivo DCE Unimontes

A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana levar informação e conscientização a todo município! Parabéns aos responsáveis pela inivciativa! Esse projeto é muito importante para mudarmos o cenario da educação no Brasil!
Débora Guedes