quinta-feira, 19 de março de 2009

José Sanfelice lança livro sobre a resistência da UNE em 64


Capa do livro de José Sanfelice


Chega às estantes das livrarias brasileiras o livro Movimento Estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 1964, do filósofo e professor doutor em educação José Luís Sanfelice. A obra mostra os momentos de reação dos estudantes, de radicalização e de confrontação com o autoritarismo instituído.

De um lado, predomina ao longo das páginas do estudo a resistência teórica e prática ao Golpe de Estado de 1964. De outro, estabelecem-se os contornos da consciência social dos estudantes, presentes na UNE.

Como alerta o autor no Prefácio desta edição, sempre é preciso situar o texto e o seu autor no contexto em que se deu a produção da obra. Explica que o livro resultou de sua Tese de Doutorado e, com ela, não quis "fazer qualquer acerto de contas com quem quer que fosse", mas "compreender um pouco melhor a dimensão e o sentido daqueles turbulentos anos vividos [...], com anuência ou resistência, em plena ditadura do Movimento de 64".

Sem negar o mirante teórico-metodológico e as fontes primárias e bibliográficas de que se valeu, a preocupação central de Sanfelice foi a de "dar Voz à UNE", ressaltando sua produção teórica como sujeito coletivo, sem preocupação com sujeitos particulares ou fatos isolados, "a não ser muito acidentalmente".

Para além de mais um livro dentre outros, a iniciativa em publicá-lo novamente decorre do entendimento de que ele se tornou uma referência obrigatória a pesquisadores, professores e militantes que querem entender, melhor e mais contextualizadamente, a produção teórica da UNE e os embates nos quais esta emblemática instituição esteve envolvida.

Já não se trata de mais um dentre tantos livros publicados sobre o tema. Por isso a importância, na produção historiográfica sobre o movimento estudantil, tornou-se um importante documento sobre a UNE e sobre o movimento estudantil de 1968.

Serviço
O que? Livro Movimento Estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 1964
Quem escreve? José Luís Sanfelice
Quanto? R$ 28,00

Do Portal Vermelho

A Estrada vai além do que se vê!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ramonzito, eu como sempre passando por aqui. Dessa vez com um pedido para você engrossar a corrente de manifestações contra a truculência da polícia na repressão a estudantes em Campina Grande. Postei matéria no meu blog, deve ter alguma coisa no blog do Flavio Caetano também, ainda não vi... Mas é importante aproveitar sua audiência ( é assim que chama sucesso de blogs?) para reforçar o movimento.

Beijo saudoso e enorme.

Ramon Fonseca disse...

Aninha já está devidamente reproduzido em meu Blog.

Grande beijo!!!