quarta-feira, 12 de maio de 2010

Partidos da base de Lula se reúnem por unidade em Minas

Foto: Portal Uai

Partidos da base aliada do governo Lula – PT, PMDB, PCdoB, PRB, PR e PDT, definiram ontem (11) novas iniciativas voltadas à formalização de uma coalizão de centro-esquerda em torno das candidaturas ao Governo de Minas Gerais e ao Palácio do Planalto.

A incorporação do vice-presidente José Alencar nas articulações; a definição de uma agenda comum, que começa sábado (14), em Juiz de Fora; a deflagração de Caravanas por Minas, levantando problemas e apresentando propostas para as regiões do Estado; e a realização de um seminário para a discussão do programa comum de governo foram os encaminhamentos acordados durante as três horas de encontro, no Hotel Sol Meliá, em Belo Horizonte.

A data limite para a construção deste palanque único em Minas foi estabelecida para 6 de junho. Para tanto, os demais partidos reivindicaram da Executiva Estadual do PT um esforço para antecipar, em pelo menos uma semana, a decisão sobre a composição com o PMDB, adiada para o período de 19 a 20 de junho. O temor é que a demora na decisão dilua os esforços para uma coalizão de fato, fazendo imperar a desconfiança.

Embora participante do encontro, o presidente do PDT mineiro, Paulo César Freitas e o deputado estadual Sargento Rodrigues, deixaram claro que a legenda está conversando também com o governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia e depende das decisões no âmbito nacional para se posicionar.

Propostas
A presidente do PCdoB mineiro, deputada federal Jô Moraes, alertou para a possibilidade de mudança de paradigmas: "Esta mesa está posta e apta para governar Minas, mas para isso precisamos estar unidos". Jô Moraes propôs a incorporação do vice-presidente José Alencar Gomes da Silva - “este grande brasileiro, que abriu mão da candidatura ao Governo de Minas em nome de um projeto maior”. Outra proposta de sua autoria acatada pelos dirigentes foi a realização de um seminário para a definição de um programa comum de governo, assim como a definição de critério para as escolhas. O propósito é o de sistematizar as propostas. O pré-candidato ao Senado e dirigente do PCdoB, Zito Vieira, ficou responsável pela mobilização dos partidos.

O encontro contou com as participações do presidente do PT mineiro, deputado federal Reginaldo Lopes, do presidente do PMDB/MG, deputado federal Antônio Andrade; do dirigente do PR, Clésio Andrade; do PRB, Cláudio Sampaio; do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB); do ex-prefeito de Juiz de Fora e peemedebista histórico, Tarcísio Delgado; dos deputados federais Miguel Correia Júnior (PT) e Odair Cunha (PT) e estaduais Carlin Moura (PCdoB), Gilberto Abramo (PMDB) e Antônio Júlio (PMDB), além do ex-Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro (PCdoB), além de assessores.

Uma das questões com os quais todos os participantes concordaram é de que é preciso entendimento e unidade para vencer as eleições no Estado. E que isto é possível. A viabilidade de união nas proporcionais também foi outro ponto levantado, considerando-se que ela potencializa o pleito; soma os votos de legenda e as sobras de cada partido.

“Nosso principal patrimônio é que a base aliada do governo Lula tem um projeto para o Brasil e para Minas”, lembrou Jô Moraes. Ela reiterou a importância de se antecipar prazos e criar comissões para discutir as eleições proporcionais. O deputado Carlin Moura lembrou da oportunidade da ocasião: o sucesso, a ampla aceitação do Governo Lula. “Este é um momento ímpar para essa construção e não podemos relegá-lo”.

Sobre a ausência do PSB no encontro, Reginaldo Lopes explicou que, a legenda tem dificuldades em participar, mas que seus dirigentes serão procurados, em Brasília, para conversações.

Graça Gomes, para o Caderno Vermelho Minas


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: