segunda-feira, 24 de maio de 2010

Forumdoc volta a Montes Claros amanhã

Festival do Filme Documentário e Etnográfico exibe sua programação na Unimontes
*
Entre os dias 25 e 27 de maio, acontece na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a 3ª Mostra Itinerante do Festival do Filme Documentário e Etnográfico - forumdoc.mg, realizada pela Associação Filmes de Quintal. A itinerância é uma extensão do forumdoc.bh, único festival dedicado ao filme documentário em Minas Gerais, que acontece em Belo Horizonte desde 1997. Com o intuito de disseminar sua programação no interior do estado, o festival exibirá filmes do seu acervo em seis cidades mineiras dentre elas Montes Claros.

A iniciativa é viabilizada pelo Fundo Nacional de Cultura (via Secretaria do Audiovisual/MinC), CEMIG e Petrobras (via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet).

Em Montes Claros, as sessões acontecem às 10, 18 e 20 horas, no auditório no Prédio 03 – Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Vila Mauriceia. A programação reúne filmes relevantes para uma introdução ao cinema documentário, desde clássicos.

A mostra em Montes Claros, realizada em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e com o Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, conta com a presença de Carla Maia produtora e curadora do forumdoc.

Pela qualidade de sua programação e pela importância da produção crítica publicada em seus catálogos e discutida em seu fórum de debates, o forumdoc tornou-se referência nacional e internacional para pesquisadores e realizadores da área audiovisual, integrando o circuito consolidado das mostras de cinema e vídeo no Brasil. Seus principais objetivos são:

1/ divulgar filmes e vídeos de reconhecida qualidade cinematográfica, que encontram dificuldades de exibição no Brasil;

2/ promover reflexão e formação crítica de público; e

3/ incentivar o fomento à pesquisa e à qualificação da produção audiovisual documentária. Em sua programação, o forumdoc apresenta um panorama de produções audiovisuais diversificado, disponibilizando gratuitamente ao público filmes clássicos e contemporâneos produzidos em todos os continentes.


Confira a programação completa em: http://cacsunimontes.blogspot.com/2010/05/forumdoc-2010-unimontes_19.html

A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: