quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Projetos em disputa

Dulci pediu ajuda na elaboração do projeto político para eleições de 2010
Foto: Pedro de Oliveira

Eleições 2010: dois grandes projetos mostram ao povo a diferença

A construção do terceiro projeto político para o Brasil para concorrer as eleições de 2010 foi o assunto que levou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, ao almoço-reunião com a bancada do PCdoB, nesta quarta-feira (7) na Câmara. O ministro também conversou sobre os itens da pauta do Legislativo para este final de ano.

Sobre os assuntos políticos e eleitorais, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), foi mais minucioso que o ministro. O parlamentar disse que a conversa levou à identificação da necessidade de discussão do conteúdo do projeto político que será apresentado nas eleições de 2010. E a necessidade de palanque único desse projeto.

Daniel explica que “é importante que tenhamos dois grandes blocos na disputa eleitoral – o que Lula encabeça – e o outro – da oposição, para que a população perceba a diferença entre um e outro. A pulverização de candidatos da base não ajuda o povo a entender a diferença e a ganharmos a eleição.”

Passada a fase da filiação partidária, cujo prazo terminou no último dia 2, o momento é de construir a candidatura desse projeto e percorrer Brasil para dialogar com os vários segmentos da sociedade, avalia Daniel Almeida.

Ele disse que o ministro pediu ao PCdoB ajuda para identificar e elaborar esse projeto de consolidação e aprofundamento de transformação do Brasil. Daniel Almeida disse que existe uma feliz coincidência nesse pedido com a realização do 12o Congresso Nacional da legenda, que acontece em novembro próximo, e que vai debater exatamente esse tema - os próximos passos do projeto político que estamos executando no País.

“Tremenda conquista”
Sobre a agenda legislativa, Dulci definiu como “uma tremenda conquista” a aprovação na Câmara dos Deputados da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que regulamenta as negociações trabalhistas no serviço público. Ele também manifestou desejo de ver aprovada, ainda este ano, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, consolidação do aumento do salário mínimo e a mudança do fator previdenciário.

O líder do PCdoB na Câmara disse que o Partido concorda com essa agenda do mundo do trabalho, mas foi mais comedido com relação ao fator previdenciário. “Concordamos com essa agenda de consolidação da legislação social no Brasil que o governo quer cumprir”. No caso do fator previdenciário, ele disse que “é preciso continuar discutindo a questão do aposentado e do fator previdenciário para garantir ambiente de negociação que permita avanços.”


Márcia Xavier para o Portal Vermelho


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Fernando Canuto disse...

Ola..passei aqui para fazer uma visita.
faz uma visita no meu tbm, esta cheio de dicas de informatica e internet,

abraços

Canuto