A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Unimontes, realizará, amanhã, 29 de outubro, a II Conferência Municipal de Cultura de Montes Claros. O evento ocorrerá dentro da programação da II Conferência Nacional de Cultura, convocada através de Portaria pelo Ministério da Cultura, e que será realizada em março do ano que vem.
A II Conferência Municipal de Cultura ocorrerá no Centro Popular de Cultura Arte & Ofício, situado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 20, ao lado da Prefeitura Municipal.
A programação prevê a abertura dos trabalhos pelo prefeito municipal, Luiz Tadeu Leite e pela Pró-Reitora de Extensão da Unimontes, Marina Queiroz às 9h30, com execução do Hino Nacional. Em seguida será realizado um debate sobre o tema central da Conferência, “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Esse debate será coordenado pelo professor e escritor Anelito de Oliveira, do Departamento de Letras da Unimontes.
Na seqüência haverá a discussão em cinco grupos temáticos, com os seguintes temas:
1) “Produção simbólica e diversidade cultural”, coordenado pelo jornalista e produtor cultural Rodrigo de Paula;
2) “Cultura, cidade e cidadania”, coordenado pelo professor Sebastião Abiceu;
3) “Cultura e desenvolvimento sustentável”, coordenado pelo músico e pesquisador Durval Santos;
4) “Cultura e economia criativa”, coordenado pelo servidor público Cláudio Leão; e
5) “Gestão e institucionalidade da cultura”, coordenado pelo professor José Lousada Neto.
À tarde, após as discussões nos grupos temáticos, todos os presentes voltarão a se reunir em plenária para as definições finais, aprovação das propostas apresentadas pelos grupos e eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.
A II Conferência Municipal de Cultura de Montes Claros deverá servir, segundo o secretário adjunto Lipa Xavier, que coordena os trabalhos, para definir propostas que nortearão a elaboração de um Plano Municipal de Cultura, além de apresentar sugestões para os âmbitos estadual e nacional.
Do total de delegados a ser eleitos, um terço será escolhido pelo poder público, e dois terços serão eleitos pela representação da sociedade civil, à proporção de 5% dos presentes, até o limite de 25.
Leiam também: Propostas da II Conferência de cultura visam criação de plano nacional
A Estrada vai além do que se vê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário