sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Incentivo ao esporte reduz criminalidade em Montes Claros

O desenvolvimento de políticas públicas na área de esportes, com o incentivo à inserção da juventude na prática esportiva, contribuiu para a redução dos índices de criminalidade em Montes Claros. Esse foi um dos dados trazidos pelo prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, que participou nesta terça-feira (6/10/09) do terceiro encontro regional do Seminário Legislativo Esportes, Infância e Adolescência - Caminho para Cidadania, realizado na cidade. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceira com entidades mineiras ligadas ao esporte e terá uma etapa final, no Plenário, entre os dias 25 e 27 de novembro.

Luiz Tadeu Leite explicou que a política de esporte municipal vem sendo revigorada. Segundo ele, atualmente Montes Claros é a 12ª cidade mais violenta de Minas Gerais. Para o prefeito, não é um número para ser comemorado, mas houve uma melhora, já que há pouco tempo era a 3ª mais violenta. "Essa melhora está ligada às políticas de incentivo à prática de esporte que estamos desenvolvendo na cidade", afirmou.

Entre as políticas desenvolvidas pela prefeitura, Luiz Tadeu Leite citou a criação de núcleos para a prática de vôlei entre crianças e adolescentes. Segundo ele, também estão sendo desenvolvidos programas para a prática da natação, com vistas às Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. O prefeito ainda destacou a existência de cursos de ensino superior para a formação de profissionais de educação física, além da reforma de praças destinadas à prática de esportes.

O presidente da Câmara Municipal, Athos Mameluque, destacou que o esporte nacional vive um grande momento, com a escolha do Rio de Janeiro para a sede das Olimpíadas de 2016. "Espero que esse seminário sirva para a formulação de políticas públicas que aproveitem esse grande momento", considerou. Ele destacou ainda que o Montes Claros e o Norte de Minas estão dispostos a colocar em prática essas políticas e pediu apoio do Governo do Estado para a construção do estádio da cidade.

Talentos esportivos não são aproveitados
A falta de uma política específica para aproveitar os talentos que surgem nas escolas foi um dos problemas citados pelo professor de educação física Eduardo Nascimento. "Existe uma grande lacuna. Quando surgem atletas nas escolas, as crianças não são inseridas em nenhum clube ou projeto e os talentos acabam se perdendo", considerou.

Para o professor, o destaque nacional que Minas Gerais vem conquistando nos esportes deve deixar de ser obra do acaso, mas resultado de políticas públicas concretas. Para ele, falta um plano único no desenvolvimento das políticas públicas. "Cada novo governo muda o plano e aí começamos tudo de novo", considerou.

Já o presidente do Conselho das Instituições de Ensino Superior de Educação Física de Minas Gerais, Dalton Ribeiro de Carvalho, falou que as Olimpíadas de 2016 devem ser a fagulha para incentivar a prática de esportes no Brasil. Ele falou que é preciso um plano integrado entre os Ministérios da Educação, da Saúde e dos Esportes para criar as condições para a inserção das crianças e jovens na prática das atividades físicas.

Dalton Ribeiro de Carvalho defendeu também a implantação de um centro de educação física e esportes em Minas Gerais, além de oito centros regionais, sendo um deles em Montes Claros. Ele ainda falou sobre a importância de que todas as escolas garantam na educação básica o atendimento com profissionais habilitados, além da substituição de todos os profissionais irregulares que hoje dão aulas de educação física.

Esportes e saúde - O secretário municipal de Saúde de Montes Claros, José Geraldo Drumond, falou sobre a ligação entre o esporte e a saúde. Ele lembrou que a prática do esporte leva a uma melhoria da saúde das pessoas, mas destacou que é importante fazer exames para que as atividades físicas sejam praticadas de forma segura.

Para ele, a saúde pública depende do desenvolvimento de práticas esportivas. O secretário defendeu a construção de centros de convivência comunitários, incentivando crianças, jovens e adultos à prática de esportes. "Isso pode contribuir diretamente na diminuição do número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde", disse.

Deputados falam sobre a importância dos profissionais de educação física
A importância da valorização dos profissionais de educação física e do financiamento público do esporte foram destacadas pelos deputados presentes no encontro em Montes Claros. O deputado João Leite (PSDB), que representou o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP) e é autor do requerimento para a realização do seminário, ressaltou que a qualificação e a valorização do profissional de educação física são fundamentais para o incentivo à prática do esporte. "O professor de educação física é uma figura chave para aumentar a inserção da prática esportiva entre crianças e adolescentes", considerou.

O deputado Carlos Pimenta (PDT) falou sobre o problema da disseminação do uso de drogas entre os adolescentes. "Nossa juventude está hoje sem perspectiva, sem rumo. O esporte é uma grande oportunidade que pode ser oferecida para os nossos jovens", disse. Ele também destacou a importância do financiamento público e privado para o incentivo à prática do esporte. "Não há como falar em esporte sem falar em financiamento e incentivo público", considerou. Para Carlos Pimenta, o Estado precisa priorizar as regiões mais carentes, como o Norte de Minas.

Já o deputado Carlin Moura (PCdoB) ressaltou o atual momento positivo para o esporte nacional. "O Brasil está em uma posição muito boa, com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Isso vai colocar o esporte em pauta nos próximos dez anos", afirmou. Para ele, o grande legado que esse momento deve deixar é a valorização do profissional de educação física.

"O esporte é saúde. Para cada real investido no esporte, são economizados sete reais na saúde", afirmou Carlin Moura. Outra questão destacada pelo deputado foi a importância de aprofundar e colocar em prática as políticas de financiamento e incentivo à prática esportiva. "A bolsa atleta precisa ser regulamentada em Minas Gerais para que possamos tirar o jovem da marginalidade", disse.

Já o deputado Gil Pereira (PP) informou que atualmente 12 das 55 escolas estaduais de Montes Claros não possuem quadra coberta. "Esperamos que até o final do próximo ano todas as quadras estejam cobertas, por meio do apoio do Governo do Estado", afirmou.

Em discurso lido pelo deputado João Leite, o presidente Alberto Pinto Coelho destacou que nos últimos anos é possível perceber um aumento do incentivo à pratica de esporte devido aos seus benefícios à saúde. Entretanto, ele destacou que o esporte traz outras importantes contribuições. "O esporte também contribui para a inserção do jovem na sociedade e para a promoção da cidadania", afirmou.

Fundo para o esporte - Na plenária final, foram aprovadas onze propostas que serão debatidas na etapa final do seminário emBelo Horizonte. Também foram eleitos 12 delegados da etapa de Montes Claros.

Entre as propostas aprovadas, estão a criação de um fundo estadual e de fundos municipais de esporte; a concessão de incentivo fiscal para as empresas que desenvolverem programas para capacitar jovens empregados que apresentem potencial para o esporte; e a ampliação dos espaços de discussão permanente sobre esporte, desporto e lazer, por meio da criação de conselhos municipais de esportes.

Foram eleitos os seguintes delegados: Ana Claudia Lima Soares, Wesley Mendonça Alves, Waldney Magela da Silva, Rubem Ribeiro de Oliveira, Paulo Eduardo Gomes de Barros, Eduardo Mendonça Câmara, Waldiney Nascimento Almeida, Janilson de Assis Miranda, Juliano Carlos Lopes Mendes, Oliver Resende, Cláudio Manoel Pinheiro e Adalberto Silva Batista. Foram eleitos como suplentes Vanilson Alves Silva, Cristina Diniz Ferreira, Isabel Cristina Rodrigues Santos, Elaine Santos Faria e Fabriny Silva Veloso.

Presenças - Deputados João Leite (PSDB), Carlin Moura (PCdoB), Carlos Pimenta (PDT) e Gil Pereira (PP). Também fizeram parte da mesa a pró-reitora de Extensão da Unimontes, Marina Queiroz; o secretário municipal de Educação, Esportes e Lazer de Montes Claros, Sebastião Pimenta; e o deputado federal Carlos William (PTC-MG).


Da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa
Foto: Alair Vieira / ALMG


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: