quinta-feira, 1 de outubro de 2009

No Blog do Planalto: UNE defende 50% dos recursos do Pré-sal para a Educação

Para o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é um espaço importante para se promover o debate sobre o Pré-Sal. "Estamos diante de uma oportunidade de debater o futuro do Brasil!", disse Augusto Chagas, que defende que 50% dos recursos provenientes do fundo social do Pré-sal sejam investidos em Educação. "Essa riqueza deve servir ao país. E não há política pública mais efetiva do que a Educação", concluiu.

Veja abaixo o que está postado no
blog do Planalto e assista a declaração de Chagas após a reunião extraórdinária do CDES, realizada na terça-feira, 29.

Sociedade civil aprova mudanças na regulação do setor do petróleo

Durante a reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) hoje no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o clima entre os conselheiros com relação às propostas do governo federal para o Pré-sal era de aprovação, apesar de muitos terem demandas específicas para os setores que representam. Os interessados tiveram a chance de se inscrever para expor seus pontos por três minutos. O Blog do Planalto traz aqui a posição de representantes de três importantes setores da sociedade civil - indústria, trabalhadores e estudantes - acerca dos investimentos que serão feitos com os recursos obtidos com a exploração do Pré-sal.


Representando o empresariado, o primeiro conselheiro a falar foi o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Base e Infraestrutura (ABDIB), Paulo Godoy, que elogiou a proposta do governo, especialmente a criação do Fundo Social. Ele está otimista com os avanços que as novas reservas devem trazer para a indústria naval e petrolífera brasileira, e acredita que é quase unânime na sociedade brasileira o entendimento de que o Estado precisa assumir o controle da riqueza do Pré-sal para dar a ela um destino ordenado.


Mas, segundo Godoy, é preciso muita preparação e investimentos até que os diferentes setores possam colher os frutos. Ele defendeu o estabelecimento de mecanismos claros de fiscalização para os contratos a serem firmados entre empresas e governo. Para Godoy, a exploração da camada Pré-sal trará grandes investidores para o País e é preciso definir regras claras para o que o setor não sofra com paralizações por parte dos órgãos de fiscalização.


Em seguida foi a vez do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos, que disse achar excelente a ideia de criação do Fundo Social, mas defende que os recursos também sejam destinados aos temas reforma agrária e seguridade social.


O Blog do Planalto conversou também com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, que contou que os integrantes do movimento estudantil vem estudando muito o tema. Ele fez uma avaliação da reunião e falou das demandas para a área da Educação.



Do EstudanteNet com Blog do Planalto


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: