quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O texto mais legal sobre a reforma ortográfica


Sopa de Letrinhas

De tanto o Nivaldo Santana insistir, já estou entrando em paranoia (sem acento) com essa tal reforma ortográfica. Mesmo assim, vou fazer minha brincadeira inconsequente (sem trema) com as palavras.
.
K, W e Y estão de volta. Ah... não aguento (sem trema)! As tais letrinhas sempre estiveram presentes. Quem foi o debiloide (sem acento) que disse o contrário?
.
O blog da minha comadre Lea vai ter que mudar de nome, pois chama-se “Odisséias de Leka”. Terá que mudar para “Odisseias (sem acento) de Leka”.
.
Será que nossa escrita ficará mais bonita? Ou será uma completa feiura (sem acento)? Não pode ser(pode e pôde, permanece com acento diferencial)? Ah, para (sem acento) com isso!
.
Eles creem (sem acento) que a reforma ortográfica unificará a língua escrita entre Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.
.
Aí eu fiquei pensando se alguém entenderia a minha amiga cearense Renata, que esteve por aqui, perguntando se tem “cruzeta”. Nem no Brasil a gente entende algumas coisas. A Renata me contou que “cruzeta” é cabide. Veja só! E eles vêm (com acento) com essa conversa de unificação...
.
Acho tudo isso meio antieducativo (sem hífen). E que tem um bando de pseudoprofessor (sem hífen), que não tem o que fazer e resolvem nos enlouquecer. Vou morrer de velha e não vou ver tudo. Por via das dúvidas, vou comprar um antirrugas (sem hífen) para ver bem essa neorrealidade (sem hífen e com o ‘r’ duplicado).
.
Esse negócio está ficando hiper-requintado (com hífen), mas até que é uma brincadeira superinteressante (sem hífen e sem espaço). Essa vida de ex-aluna (com hífen) precisa ser mudada. Do jeito que vai, tenho que voltar para os bancos escolares, ou vou ficar na pré-história (com hífen). Tudo isso, porque algum mandachuva (sem hífen) resolveu jogar sobre nós essa reforma de paraquedas (sem hífen).E já que o jogo começou mesmo, resolvi dar o pontapé (sem hífen) inicial.


A Estrada vai além do que se vê!

2 comentários:

Bino! disse...

eu ia fazer um post zuando essa reforma mas como nem tinha tido saco de conhecê-la resolvi deixar o post de lado...
ainda bem que ainda tem blog com conteúdo cultural sólido por aí... ninguém vive só de egotrips, maledicências e outras futilidades cotidianas... huahauauha

abrasss fí!

Soninha disse...

Legal, Ramon... Grata pelo prestígio.