segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Acampamento da Juventude estima reunir 20 mil no FSM 2009

O Acampamento Intercontinental da Juventude será realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) entre 27 de Janeiro e 2 de Fevereiro e vai contar com a participação de militantes e pessoas da sociedade civil de todo mundo. A expectativa estimada é de 20 mil acampados e uma população de trânsito na área de 60 mil pessoas ao longo do dia.

Os inscritos para o acampamento da juventude ganham automaticamente direito de participar das atividades do Fórum Social Mundial e inscritos no Fórum podem participar das atividades no acampamento, embora não possam se alojar no acampamento.

A organização do AIJ 2009 esteve dividida através de Grupos de Trabalho (GT), onde diversas entidades da sociedade civil organizada se uniram em prol do planejamento de ações práticas para a construção das plataformas sobre os quais o acampamento deve se amparar: Comunicação (dentro do acampamento e junto á sociedade), Infra-estrutura (espaço e estruturas físicas do evento), Meio-ambiente (o controle da sustentabilidade das ações desenvolvidas dentro do acampamento), Segurança (integridade dos participantes e bem estar patrimonial), Metodologia (discussão do planejamento de ocupação e utilização do espaço e sua gestão pelos acampados), Abastecimento (alimentação e bem estar nutricional dos acampados e organizadores), Saúde (controle do bem estar e prevenção de doenças bem como a integração de métodos alternativos de saúde aos participantes), Mobilização (organizar a sociedade para sua participação no evento) e Cultura (apresentar as diversas faces da cultura global e mundial em um processo constante de troca e integração).

Dentro do processo do FSM, o Acampamento da Juventude é um núcleo de construção simbólica, de reflexão, resistência e mobilização dos jovens e estudantes do mundo, que materializa os debates do FSM em ações que reafirmam a urgência de "Um outro mundo possível". A intenção é estabelecer novas práticas entre a sociedade e pautar o debate sobre a necessidade de ações conjuntas para enfrentar toda e qualquer forma de discriminação ou exploração social.

O acampamento, apesar de ser um evento irmão do Fórum Social Mundial, carrega a característica de ser um evento voltado não apenas para a teoria, mas ações práticas. Baseados em métodos alternativos de gestão de saúde, alimentação, comunicação, cultura, segurança, economia e moradia, o AIJ se configura num verdadeiro "laboratório" do outro mundo possível teorizado pelo FSM. Popularmente, dentro do próprio FSM, o AIJ é conhecido como o "coração" do evento, tal sua relevância e impacto na sociedade e grupos sociais envolvidos.

O Acampamento Internacional da Juventude – AIJ foi criado em 2001 com a realização da 1a Edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS. Já na 1ª. edição do Acampamento da Juventude foram mais de 2,5 mil participantes, vindos do Brasil e do Mundo, principalmente da Europa e América Latina. A 2ª, bem como a 3ª. edição do Acampamento da Juventude ocorreu em 2002, também no mesmo local – Parque da Harmonia, próximo ao Rio Guaíba, em Porto Alegre/RS, reunindo mais de 20 mil participantes.

Já na 4ª. edição do Acampamento da Juventude foi internacionalizada. O evento ocorreu na Índia, quando da realização do FSM de 2004 naquele país. Desde então foram realizadas mais três edições, uma em Porto-Alegre e as outras duas ao redor do mundo. No ano de 2007 no Fórum Social Mundial de Nairóbi não houve realização do AIJ, uma tradição que retorna com a edição 2009 do FSM, retornando ao Brasil.

Fonte: Diário do Pará


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: