segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mesa de buteco com Lucas Alves

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, ocorreu na cidade de Guarulhos o 11º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Simultâneo ao 10º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), o evento reuniu centenas de estudantes representando entidades de todo o país. Representando Montes Claros, estiveram Clara Montana e Lucas Alves “Pombo”, diretor da União Colegial de Minas Gerais(UCMG), com quem conversamos sobre o que rolou lá.

Ramon: Você participou recentemente do ENET e CONEG da UBES, quais foram os principais debates ocorridos lá?
Lucas: O ENET foi composto por três dias de debate sobre diversos temas relativos a educação técnica, entre eles a expansão da rede de ensino e o desenvolvimento regional, o ensino a distância, a gestão democrática das escolas, reforma curricular, acesso e permanência, além da reforma do sistema “S” e o seu papel no desenvolvimento nacional.
Já no CONEG foram abordados assuntos relativos à conjuntura, além da discussão sobre a estrutura do movimento estudantil secundarista, que resultou numa nova forma de eleição de delegados para as etapas do Congresso da UBES.

Ramon:
Quais debates marcaram o ENET e o CONEG?
Lucas: Os debates que considerei mais importantes foram sobre o acesso e permanência, realizado no ENET e a discussão sobre a nova forma de eleição dos delegados ao Congresso, realizado durante o CONEG.

Ramon: A nova forma de eleição de delegados é democrática? Por quê?
Lucas: Sim. Porque irá reforçar o debate sobre a educação brasileira nas escolas, criando uma grande mobilização que fortalecerá a UBES e o movimento estudantil em todo o país.

Ramon:
Quais as principais bandeiras de luta aprovadas no CONEG?
Lucas: O fim do vestibular, a luta por uma educação de qualidade, o fortalecimento do sistema “S”, a ampliação de participação dos estudantes no Congresso da UBES, além do lançamento da campanha “O pré-sal é nosso”, pra garantir que essa riqueza seja nossa, de todo o povo brasileiro.

Ramon:
Pra encerrar: já há previsão de realização do Congresso do DEMC? Como está a mobilização secundarista em nossa cidade?
Lucas: Apesar de ainda não termos a data exata, deve ocorrer entre março e abril de 2009. A mobilização será a maior da história do DEMC, vamos mobilizar o máximo de escolas e estudantes na construção do Congresso, só assim vamos fortalecer o movimento estudantil em nossa cidade.



A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Daniel Dias disse...

É isso ae, Ramon. Sempre com notícias do movimento. Depois marque uma com o presidente do DCE da Gestão 2009.
Um abraço!