sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Estudantes ocupam as ruas de BH

Estudantes de Belo Horizonte vão às ruas em defesa do meio-passe

Os manifestantes decretaram o dia 21 de agosto como o "Dia Municipal de Pular a Roleta"


Nesta quinta-feira (21), cerca de três mil estudantes saíram às ruas da capital mineira, a única do País onde não existe nenhuma política de transporte para estudantes, em defesa do meio-passe. Em março deste ano, mais de 25 mil estudantes já haviam se manifestado em defesa do beneficio e marcaram a volta dos "caras pintadas" no Estado.

Os estudantes se reuniram na Praça Afonso Arinos, cenários de grandes mobilizações, e, em ato simbólico, decretaram o dia 21 de agosto como o "Dia Municipal de Pular a Roleta", dando início à grande jornada de lutas em defesa do meio-passe. Para Fagner "Tatu", vice-presidente da UNE em MG, "a passeata aconteceu de forma irreverente, com a cara dos estudantes, e com certeza iremos aprovar o meio-passe. Com o abaixo-assinado que lançamos na passeata, vamos colher cerca de 200 mil assinaturas e envolver a sociedade de Belo Horizonte para conquistarmos o benefício".

O terceiro maior gasto da família brasileira é com o transporte e a falta do beneficio é responsável por 40% da evasão escolar. Com o lançamento da campanha "Meio-passe já, só falta BH!", as entidades estudantis esperam alcançar toda a sociedade de Belo Horizonte.

"Chama a atenção a predominância dos estudantes secundaristas nas atividades, jovens que não se entregam e vêem no movimento estudantil uma forma de serem ouvidos", afirma o presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Flávio Panetone. "É importante a participação de toda a comunidade escolar envolvida no processo, pois o meio-passe trará beneficio para os estudantes e, principalmente, para seus pais, que na maioria das vezes são trabalhadores de baixa-renda e não têm condições de arcar com o valor abusivo das passagens de ônibus", concluiu.

Para a vice-presidente da UBES, Luiza Lafetá, "Em todas as escolas que visitamos existe uma grande vontade por parte dos estudantes de participar do movimento estudantil e isso não é um fato qualquer. Passamos em sala e convidamos a juventude para fazer política e, para o espanto de muitos, a reação foi muito boa. Existe uma carência política na juventude, que muitas vezes não se sente incentivada a tomar partido nas coisas. Acreditamos que com a fundação de grêmios vamos conseguir mudar a cabeça de muitos jovens que antes viam a política como uma força inimiga".

O movimento estudantil realizará passeatas por todas as regiões da cidade e, no final do mês de setembro, realizará uma grande mobilização com cerca de 10 mil estudantes, com a apresentação do abaixo-assinado à Prefeitura.


Péricles Francisco para o EstudanteNet
Fotos: Martielle Naila

Enquanto isso, em Montes Claros, continuamos aguardando a boa vontade da mesa diretora da Câmara Municipal, pra colocar em votação o primeiro projeto de lei de iniciativa popular da história da cidade...


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: