segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Ex-Presidente da UBES assume Ministério da Cultura


Por Carla Santos*


O nome indicado por Gilberto Gil na última quarta-feira (30/7) para assumir o seu lugar no Ministério da Cultura (MinC), Juca Ferreira, esteve na última sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, nas comemorações dos 60 anos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). ''Eu sempre tive e continuo tendo muito orgulho de fazer parte da história dessa entidade'', declarou ele que presidiu a Ubes há 40 anos atrás, no duro ano de 1968.

Juca foi homenageado pelos estudantes na solenidade realizada no Ceffet-Maracanã. Uma placa e uma bandeira comemorativa foram dadas à ele pela sua contribuição à entidade. Além dele, outros ex-presidentes compareceram. As falas emocionaram o público e recordaram a história iniciada no dia 25 de julho de 1948.

''Desde a minha época a Ubes era quem sempre mais mobilizava. Nas manifestações contra a ditadura eram os secundaristas que compunham o grosso das manifestações estudantis. No entanto, a mídia sempre preteriu a Ubes, mesmo no dia 28 de março de 68, quando o secundarista Edson Luís foi assassinado no restaurante Calabouço no Rio'', disse aos estudantes.
Juca é um amigo de longa data da Ubes e durante sua gestão no MinC, como secretário-executivo, sempre compareceu às atividades da entidade.

''O movimento secundarista abriga duas coisas fundamentais para a vida. A primeira é o entusiasmo, o movimento pelo desejo e pela utopia. Já a segunda, é a tolerância em relação aos que pensam diferente. São aprendizados que carrego até hoje, pois não há como construir um movimento democrático sem respeitar aqueles que pensam diferente e sem a referência dada pela utopia'', falou na ocasião das comemorações pelos 20 anos da aprovação da Lei do Grêmio Livre Estudantil, realizada pela Ubes em Brasília, em 2005.

Outras referências da área cultural, além de Juca, já passaram pela presidência da entidade. Em 1988 a Ubes foi presidida por Manoel Rangel, atual presidente da Ancine (Agência Nacional de Cinema). Já em 1953, Dynéas Aguiar, atual vice-prefeito de uma das mais importantes cidades culturais de SP, Campos do Jordão, esteve à frente da entidade.

No ato dos 60 anos, Dynéas contou que Dercy Gonçalves, que faleceu recentemente, esteve entre os grandes artistas que deram uma contribuição ativa para a luta secundarista. Ele lembrou ainda dos tempos em que Gianfrancesco Guarnieri presidiu a União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) quando ele presidia a Ubes e da rápida participação no movimento secundarista de Oduvaldo Viana Filho (Vianinha)

Perfil de Juca Ferreira
Com a saída de Gil da pasta, além de ex-militante estudantil, o sociólogo e ambientalista deixará para trás, pelo menos por ora, o papel de braço direito do ministro artista no MinC. Juca foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro interino, mas segundo Gil a intenção do presidente é manter o sociólogo à frente do ministério.

Desde que Gil assumiu a pasta, Juca atuava como ministro interino quando o músico tirava férias ou viajava para suas turnês. Natural de Salvador, Juca atuou no movimento estudantil na década de 60 e passou nove anos exilado no Chile, na Suécia e na França, onde se formou sociólogo, durante o regime militar.

Ao voltar ao Brasil após a anistia, desenvolveu diversos projetos na área de cultura, como o Projeto Axé, de arte-educação para adolescentes em situação de risco social.Filiado ao Partido Verde, foi Secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Salvador e também assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Eleito duas vezes vereador em Salvador, em 1992 e 2000, Juca foi convidado por Gil para integrar seu ministério em 2003. No momento, Juca trabalha em um grande pacote cultural que engloba mudanças na Lei Rouanet, de incentivos fiscais, e adoção de novos mecanismos de fomento à atividade cultural. O pacote vem sendo negociado com o governo e o Congresso.



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: