segunda-feira, 27 de abril de 2009

O presente da Cuca


A floresta estava muito agitada. Todos estavam alegres e animados com a novidade: Nasceu o filho da Iara e do Boto Rosa. O lindo casal aquático resolveu fazer uma grande comemoração para festejar a chegada da linda criança. Convidaram todos os animais, os seres protetores da floresta, e todos os homens e mulheres.

Seria uma grande festa, então todos que nela fossem iam levar um grande presente. O Curupira ia levar a flor mais rara da mais profunda caverna, o Jurupari ia levar uma chama do próprio sol, Anhangá ia dar um colar que tinha uma pena de todos os pássaros da floresta, Uirapuru ia cantar seu lindo e triste canto na festa, o Caipora ia levar o melhor fumo. A Cuca que tinha fama de roubar crianças, queria fazer o melhor presente para a criança, pois ela gostou muito de ser convidada, e quis agradecer da melhor forma possível. Ela como uma grande feiticeira teve uma ótima idéia: ia fazer um ovo de chocolate, com um brinquedo dentro. Ela fez o chocolate da maior e mais bonita árvore de cacau, e fez o brinquedo mais divertido e colorido para o mais novo príncipe das águas amazônicas.

O Saci que conhecia todas as plantas e ervas, e preparou do melhor e mais saboroso chá. Mas ele não resistiu à tentação, e colocou uma erva que dava muito sono em quem a tomasse. Quando a grande festa começou, todos bebiam do delicioso chá feito pelo Saci. E para a sua diversão, todos dormiram. Ele não segurou a sua curiosidade e foi abrir todos os presentes antes que todos acordassem. O primeiro que abriu foi logo o presente da Cuca, ele ficou admirado com a beleza e com o sabor, e escondeu para comer depois da festa.

Quando todos acordaram, a Iara e o Boto foram abrir os presentes. E notaram que tinha um cartão da Cuca, nele dizia que seria o melhor e mais saboroso presente da festa, porém, eles não encontraram o pacote, e chamaram a Cuca para se explicar. Como ela conhecia muito o Saci, logo percebeu tudo que ele fez, e correu atrás dele. Ele já foi dizendo que não ia mostrar onde escondeu, e virou um redemoinho para ela não conseguir pegá-lo. Então a Cuca pediu ao Boitatá para iluminar toda a mata para ela achar o ovo.

Todos ficaram comovidos em vê-la procurando desesperadamente o presente que ia dar ao príncipe das águas, e resolveram ajudá-la. O Caipora, que conhecia muito toda a mata, conseguiu achar o ovo e entregou-o para Cuca. E como agradecimento, o Boto e Iara deram um pedaço para todos. E toda a floresta ficou encantada com tamanho sabor! O príncipe, logo que viu o brinquedo abriu um sorriso tão lindo que todas as águas brilharam, pois Tupã olhou admirado para a criança. E toda a floresta lembrou desse dia como o dia das águas brilhantes.

Matheus Oliva da Costa, acadêmico do 1º período de Ciências da Religião da Unimontes.

Da página do DCE da Unimontes


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Aninha Santos disse...

Que bonito. Amei a versão! Beijocas