segunda-feira, 27 de abril de 2009

Juventude aposta em conferências livres para participar da 1ª Conseg


Parcela da população mais afetada pela violência, os jovens estão mobilizados para participar da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). A Rede de Grupos, Movimentos e Organizações de Juventude (Renaju) prepara a realização de debates preparatórios à 1ª Conseg por todo o país.

De acordo Alexandre Oliveira, diretor da entidade, a idéia é realizar 30 conferências livres nos 21 estados abrangidos pela Renaju. "Esperamos um público médio de 100 pessoas por evento", ressalta Oliveira, acrescentando que o segmento focará as discussões em medidas preventivas à violência e ao crime.

Para o diretor, a promoção da segurança passa necessariamente pela ampliação de políticas públicas voltadas para a juventude. "O que precisamos é de acesso à cultura, à educação e ao trabalho", argumenta. Com a mobilização, ele espera incluir as propostas dos jovens nas discussões da 1ª Conseg.

A Conferência tem programação especialmente voltada à juventude, incluindo mostras de vídeo e de música. Além disso, a 1ª Conseg premiará escolas que desenvolvem iniciativas de prevenção à violência e promoção da segurança cidadã.

Público prioritário - Pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça mostra que mais da metade (54%) dos 20.761 homicídios dolosos registrados em 2005 foram contra homens de 18 a 29 anos, o equivalente a 10.209 ocorrências. Esses crimes foram cometidos por 4.200 infratores, dos quais 3.834 também são jovens de 18 a 29 anos.

São delitos registrados principalmente nas regiões metropolitanas, áreas de abrangência prioritária do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), onde o inchaço urbano e o crescimento desordenado resultaram nos maiores déficits de direitos básicos, como acesso à moradia e a saneamento.


Da página oficial da Conferência


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: