quinta-feira, 16 de abril de 2009

Homenagem unificada no dia do trabalhador

Juntas, CTB, UGT e Nova Central homenagearão os trabalhadores no 1º de Maio

Após unificar as forças contra a crise no dia 30 de março - Dia Internacional de Luta, as centrais sindicais CTB-Central dos Trabalhadores do Brasil, UGT- União Geral dos Trabalhadores e Nova Central Sindical dos Trabalhadores, se preparam para homenagear os trabalhadores paulistanos no dia 1º de Maio com exposições do ídolo Airton Senna e show da dupla sertaneja Victor e Léo.

Nesta quarta-feira (15), aconteceu na sede da UGT, em São Paulo, uma coletiva de imprensa para revelar detalhes do megaevento que celebrará o Dia Internacional do Trabalhador – 1º de Maio, assim como as homenagens que serão feitas ao operário Santos Dias, assassinado em 1979 e ao piloto brasileiro Ayrton Senna.

Exposição Vitória
Em todo o mundo, o dia 1º de Maio é marcado por manifestações e atos com as principais reivindicações dos trabalhadores. Neste ano, a CTB, UGT e Nova Central decidiram agregar ao pleito por melhores salários e defesa dos direitos, a promoção da cultura e do lazer.

Através de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna,as centrais vão presentear a população com a exposição Vitória, com o acervo composto por troféus, capacetes, fotos, além da Lótus amarela que o piloto utilizava.

Margareth Goldenberg, diretora executiva do Instituto conta que a exposição deve acontecer entre os dias 22 de abril a 15 de maio, na Galeria Prestes Maia, com entrada gratuita. “É a primeira vez que temos a oportunidade de levar esses objetos à apreciação dos trabalhadores. A intenção é fazer com que trabalhadores que torciam e vibravam por ele tenham acesso ao acervo”.



Um marco na luta pela democracia
Já a homenagem a Santo Dias, será feita durante o evento, com panfletagem contando a história do trabalhador e a exposição de imagens e fotos no telão.

Assassinado há 30 anos, Santo Dias se tornou um símbolo de luta contra o governo militar e pela democratização do país. Metalúrgico e um dos líderes da greve da categoria em São Paulo foi baleado pela Polícia Militar durante piquete em frente à fábrica Sylvania, em Santo Amaro, em 30 de outubro de 1979, poucos dias depois da promulgação da Lei de Anistia.

Wagner Gomes, presidente da CTB, lembra que a morte do operário revoltou o país e se transformou num marco. "Queremos fazer essa homenagem para aquele que se tornou um símbolo da luta dos trabalhadores”, afirmou o presidente da CTB.

Avenida São João será palco da comemoração
Em São Paulo, o show que celebrará o Dia Internacional do Trabalho está previsto para ocorrer em uma das avenidas mais famosas da cidade, a avenida São João, terá como atração principal a dupla sertaneja Victor e Léo. Outras participações também estão confirmadas como Leci Brandão, Netinho de Paula, Alexandre Pires, Daniel e KLB, entre outras.

As apresentações que devem começar por volta das 13h, se estenderão durante toda a tarde.


Reportagem de Cinthia Ribas para o Portal CTB



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: