segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Aécio não é tão forte assim


Desde que se elegeu para seu primeiro mandato como governador de Minas, em 2002, o tucano Aécio Neves vive em céu de brigadeiro. E não apenas pelas belíssimas namoradas que ostenta. Com elevados índices de aprovação junto aos mineiros, venceu com folga os dois pleitos que disputou para o cargo mais importante do Estado (2002 e 2006). Mas os resultados das eleições municipais de 2008 parecem indicar que o cenário pode estar de mudança, ou que o governador não tem a mesma força política que as pesquisas de opinião sobre sua atuação indicam.

O caso em que essa “perda de força” mais se nota é em Belo Horizonte. Na capital, ele vestiu a camisa de Marcio Lacerda (PSB), candidato indicado por uma aliança estranha, costurada junto com o atual prefeito, o petista Fernando Pimentel, outro campeão de aprovação junto ao povo. Pelo menos, as pesquisas assim indicam. Em BH, o neto de Tancredo literalmente entrou em campo. Apareceu na propaganda eleitoral de Lacerda como protagonista em vários momentos. Às vezes, falava até mais do que o próprio candidato. Quem imaginava que o bem avaliado ocupante do Palácio da Liberdade pudesse transferir votos se deu mal.

Na cidade em que nunca teve vida fácil como candidato (ficou no 3º lugar na disputa para prefeitura em 1992; seu candidato em 2004, João Leite, perdeu feio), o eleitorado não aceitou votar em um nome, de certa forma, imposto. Surpresa para muitos, o peemedebista Leonardo Quintão teve um sprint final incrível, chegando cabeça com cabeça, levando o pleito para o segundo turno. Ao falar de um outrora improvável prolongamento da disputa para o dia 26, mais do que surpreso, Aécio demonstrou estar irritado. Independentemente do que ocorra, o tucano sai mal nessas eleições. Ele até tentou desviar o foco, dizendo que “Lula também não elegeu a Marta Suplicy em São Paulo”. É verdade. Mas, na capital paulista, nosso presidente não fez as vezes de garoto propaganda de sua candidata. Até porque, Marta não precisa de ninguém para falar por ela.

Outra derrota que deve der doído, talvez a mais dolorosa para o governador, foi na cidade de São João Del Rei, terra onde nasceu seu avô Tancredo Neves. Tradicional reduto da família, o município disse não a Adenor Simões (PSB), que foi apoiado por Aécio, com direito a carreata e tudo. Lá, a derrota foi mais vexatória, já que Simões ficou apenas no terceiro lugar. Mais um duro golpe se desenha em Juiz de Fora. Na terra do ex-presidente Itamar Franco, o peessedebista Custódio Mattos fez 28% dos votos no primeiro turno, contra 40% da candidata Margarida Salomão, da coligação PT/PCdoB.

Pode parecer estranho, mas quem está vencendo as eleições municipais em Minas Gerais é José Serra, governador paulista. Explico: na disputa interna no ninho tucano para definir quem será candidato à presidência da república em 2010, Serra está na frente. Os baques sofridos por Aécio são mais motivos para reforçar isso. Se quiser tentar comandar o país daqui dois anos, o herdeiro do clã Neves deve buscar outro caminho, digo, partido.

* Por Orozimbo Souza Júnior, jornalista e especialista em Comunicação Política.



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: